Projeto "Câmera e Comunhão" transforma missa em experiência fotográfica para jovens da Crisma
Giovana Cunha
![]() |
Explorando a essência da fé, jovens crismandos capturam os momentos da missa (Foto: Raquel Pontes) |
Na disciplina de Comunicação e Educação, no curso de Jornalismo, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) uma iniciativa inspiradora ganha destaque sob a orientação da professora Thaisa Sallum Bacco. Murilo Oichi, aluno do sétimo termo, desenvolveu um projeto inspirador de intervenção em educomunicação denominado "Câmera e Comunhão". Com o intuito de explorar a missa católica por meio da arte da fotografia, Murilo busca estimular os jovens crismandos a observar, expressar e interpretar os ritos litúrgicos de maneira visual e sensível.
![]() |
Crismandos exploram os rituais litúrgicos com seus celulares. (Foto: Pedro Briggo) |
Inspirado pelo conceito de educomunicação, que promove uma aprendizagem participativa e crítica, Murilo, nascido em família católica, compartilhou sua motivação: "Eu quis abraçar o simples, que é a igreja que já está no meu dia a dia, e quis trazer a mídia da fotografia religiosa, que exige uma maior sensibilidade. Muitas crianças que participaram são da comunidade, e gostaria de ver qual o olhar delas sobre esse mistério que é a missa."
Com o apoio das catequistas Ana Eliza Parra e Carla Jovana, 15 catequizandos, de 13 a 15 anos, participaram de uma oficina no auditório do salão da igreja São José. Durante o encontro, Murilo apresentou conceitos básicos de fotografia, incentivando o uso de celulares para aplicar esses ensinamentos durante a missa realizada no mesmo dia à noite.
O padre Dirceu Montovani, responsável pela Paróquia, deu seu apoio e autorização para que os jovens circulassem livremente pela igreja durante a captura das imagens para o projeto. A missa foi estruturada em cinco momentos distintos: entrada, liturgia da palavra, leitura do evangelho, acolhida dos fiéis e consagração.
Jovens aprendem a expressar a fé através da linguagem visual da fotografia em oficina. (Foto: Pedro Lopes Dell)
Os participantes do projeto avaliaram a iniciativa de forma muito positiva. Maria Alicia Oliveira destacou: "Ao meu ver, saber como fotografar os ritos da missa adequadamente é muito importante. Eu acredito que a fotografia é uma forma de evangelizar e propagar a fé àquelas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de participar dessa experiência de amor."
Gabriel Pedrazza ressaltou a sensibilidade deste ato: "A fotografia religiosa busca passar por meio de imagens, nossas crenças, e coisas que não podemos ver a olho nu e tocar, mas sim, aquilo em que acreditamos, nossa fé em Deus, nosso amor, e queremos que as pessoas tenham a vontade de vir celebrar conosco".
Nome do Projeto: Fotografia Religiosa: a visão dos crismandos sobre os ritos da missa por meio da Educomunicação
Ano: 2024
Autor: Murilo Massaki Oichi
solicite a peça teorica do projeto: thaisa@unoeste.br
Ano: 2024
Autor: Murilo Massaki Oichi
solicite a peça teorica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário