Projeto apresentado no 9° Colóquio inspira adolescentes a criar conteúdo humanizado para redes sociais


Lilia Cimini

Lorrayne Rosseti, aluna do 7° termo apresentando seu projeto no 9º Colóquio (Foto: Vinicius Dalama)

No dia 27 de maio, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a aluna Lorrayne Rosseti apresentou seu projeto de Educomunicação com área de intervenção de gestão da comunicação no 9° Colóquio da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. 


O projeto foi orientado pela professora Thaisa Sallum Bacco. A orientação de produção de conteúdo inspirador criado pela aluna visa revitalizar a comunicação do Grupo Aliança Jovem, com objetivos de orientar sobre a criação de conteúdo inspirador para o Instagram do grupo, orientar a coordenação sobre criação de conteúdo, fotografia e produção de vídeos, apresentar os eventos realizados através de postagens no Instagram e proporcionar aprendizado sobre a linguagem da rede social.


De acordo com a autora do projeto, o Instagram do Grupo Aliança Jovem, inicialmente era mantido com postagens estáticas e pouco interativas, enfrentava desafios em cativar seu público. As coordenadoras, responsáveis pela administração da conta, relataram uma falta de ideias criativas e uma baixa resposta dos seguidores. 


Resultados alcançados

Aluna aplicando os conhecimentos adquiridos na oficina (Foto: Mileni Mendes de Souza)


Para capacitar as coordenadoras e adolescentes do grupo, foram ministradas oficinas de três encontros abrangendo desde a teoria da criação de conteúdo até técnicas práticas de fotografia e edição de vídeos. Durante esses encontros, as participantes puderam aprender e aplicar conhecimentos sobre como produzir imagens e vídeos humanizados, que não apenas informam, mas também emocionam e inspiram. 


“As participantes não sabiam como criar conteúdo para alimentar o seu  instagram pessoal, então eu dei a ideia de produzir conteúdo inspirador, já que a igreja e o grupo de jovens se trata de um ambiente que promove estilo de vida, causa emocional e uma paixão pelo que se faz”, pontuou a estudante.


Participante praticando conteúdo aprendido (Foto: Letícia Mendes de Souza)


De acordo com a autora do projeto, as adolescentes Milene Mendes de Souza e Letícia Mendes de Souza destacaram-se ao aplicar os novos conhecimentos adquiridos. A autora afirma que a participante Milene enfatizou a importância de criar conteúdo que transmita paixão e estilo de vida, destacando-se na fotografia e edição de vídeos. Já a outra participante Letícia, sentiu-se realizada ao ver suas habilidades reconhecidas e elogiadas pelos membros da comunidade. Além da capacitação em fotografia, as participantes desenvolveram habilidades na criação de roteiros e edição de vídeos para reels, utilizando aplicativos como o CapCut. Esse aprendizado não só beneficiou o Instagram do Grupo Aliança Jovem, mas também ofereceu ferramentas úteis para a vida pessoal das adolescentes. “Foi gratificante porque tudo o que eu aprendi na faculdade eu pude passar pra outras pessoas agregar para o conhecimento delas para aplicar o espaço comunicativo”, afirmou a aluna.

Nome do projeto: Produção de conteúdo inspirador: projeto educomunicativo para reformulação do instagram do grupo Aliança Jovem 

 Ano: 2024 

Autor: Lorrayne Rosseti 

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br 


Comentários