Oficina incentiva idosos da Vila da Dignidade a contarem as próprias histórias por podcasts
![]() |
Anelise Freitas realiza um encontro da oficina com o aposentado Jurandi (Imagem: Victor Oliveira Pedro) |
Em sete encontros, a aluna de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Anelise Freitas, ensinou todo o processo de produção de um podcast para um grupo de oito idosos residentes da Vila da Dignidade em Presidente Prudente (SP). O objetivo do projeto "Oficina Educomunicativa 'Ouvidos Atentos': podcast dos idosos da Vila da Dignidade" é que cada participante compartilhe sua história de vida por meio de um podcast autobiográfico.
A autora do projeto diz que os idosos participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências de vida e ensinamentos valiosos para as gerações mais jovens, combatendo o estigma associado à terceira idade e ajudando na inclusão à sociedade das camadas mais velhas da população.
Em cada encontro, Anelise encontrou-se com os idosos em suas residências para ensinar os fundamentos da criação de um podcast e para coletar as participações de cada um. Os residentes da Vila da Dignidade, então, responderam entrevistas de até 1 hora para contarem suas trajetórias e, com isso, exercitarem a mente compartilhando memórias. Em relação ao projeto, uma das participantes, Maria Souza dos Santos, disse: “Isso que vocês estão fazendo é muito bom”. A autora relata que os idosos, apesar de não estarem familiarizados com a tecnologia e com podcasts, foram muito participativos, tendo o envolvimento de alguns inclusive na edição da peça prática.
![]() |
Maria Souza dos Santos conta no podcast sobre os artesanatos que faz no tempo livre (Imagem: Victor Oliveira Pedro) |
Um dos obstáculos que a aluna da Ecopp expressa é que, muitas vezes, os idosos tinham dificuldade de lembrar memórias muito profundas, e que a interação e a entrevista muitas vezes ajudavam a que tais memórias ressurgissem.
CONCLUSÃO
O podcast, que está disponível na Rádio Escola de Comunicação Unoeste esta semana, segue a vertente da educomunicação de expressão comunicativa através das artes, já que com as autobiografias contadas pelo podcast realizado pelos próprios idosos, eles podem aprimorar não só habilidades com a mídia como também a se expressarem e comunicar-se com seus contemporâneos, vizinhos e com a sociedade em geral.
Anelise Freitas apresenta o projeto no auditório da Unoeste no 9º Colóquio da Ecopp (Imagem: Vinícius Dalama) |
O projeto foi apresentado por Anelise Freitas no dia 27 de maio durante o 9º Colóquio de Educação e Comunicação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.
Nome do projeto: Oficina Educomunicativa "Ouvidos Atentos": podcast dos idosos da Vila da Dignidade
Ano: 2024
Autor: Anelise Freitas Campos
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário