Projeto de blog é realizado na Lumen et Fides por aluna do sétimo termo

Murilo Oichi  

Arte do site Maternar  (Imagem: Giovana Cunha)  

Através de uma perspectiva educomunicativa, a estudante do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais Unoeste, Giovana Cunha, fomentou a produção de um blog, cujo objetivo principal se baseia em mostrar as narrativas de mães atípicas que frequentam a Lumen et Fides, e enfrentam desafios diários para lidar com as necessidades especiais dos filhos. 

A Lumen et Fides foi fundada em 1987. É uma organização que oferece atendimento especializado em criança, jovens e adultos com deficiência múltipla, intelectual, física e Transtorno do Espectro Autista, oferecendo educação e saúde, voltados para a habilitação e/ou reabilitação, abrangendo o município de Presidente Prudente e região.

Como modo de incentivar a escrita entre as doze mães que frequentam a instituição, a graduanda em jornalismo se utilizou da educomunicação, que é uma teoria que integra processos de comunicação e educação. 

Giovana buscou promover a construção de conhecimento de forma participativa e colaborativa, se utilizando de técnicas de textos jornalísticos, além de dar voz para estas mulheres, que detêm longas histórias de vivência e superação para serem compartilhadas. 
 
Mães se emocionam ao compartilhar suas histórias -  Foto: Aline Janial

Foram cinco encontros, e ao longo das aulas, as mulheres trocaram as histórias entre si, permitindo assim uma revisão mais aprofundada, e mudando as perspectivas, já que agora as mães corrigiriam o texto uma da outra. As mães expressaram grande satisfação pessoal com o projeto, compartilhando uma parte delicada de suas vidas em formato de narrativa textual. 

Elaine, mãe da pequena Analiz, comenta: "Eu cheguei na Lumen e quase desisti das terapias da minha filha, ela chorava muito no começo, e desde o começo a Gi, me apoiou, ela conseguiu até mesmo me fazer ver que posso ajudar  outras mães com a minha história". 

E como estudante de jornalismo, e também mãe da Heloísa, Giovana Cunha, fala de coração aberto que se sente realizada com a iniciativa, por sua rotina fazer parte desta instituição, e seu principal objetivo foi levar a comunicação para compartilhar estas histórias, de mães que assim como ela, vivenciam isto. 
 
Giovana orgulhosa ao apresentar seu blog - Foto: Vinicius Dalama

O blog, intitulado como "Maternar: Ato de Amor e Coragem", teve seu lançamento nas instalações da Lumen, onde as participantes confraternizaram e celebraram o resultado do projeto. 
 


Nome do projeto: "Maternar Ato de Amor e Coragem: Produção de Blog Educomunicativo entre Mães com filhos atípicos da Lumen et Fides"

Ano: 2024

Autor: Giovana Silva Cunha

Solicite a peça teórica do projeto:
thaisa@unoeste.br




Comentários