Estudante mostra temas do cotidiano através da reflexão do cinema

 Júlia Guimarães

Apresentação fomentou o debate de questões relacionadas ao cotidiano por meio de filmes (Foto: Vinícius Dalama)

O cinema pode ampliar horizontes e pode ser um grande aliado na aprendizagem de mundo. Esse é o objetivo do projeto da estudante Caroline Araújo: apresentar ao público formas de se aprender com a arte e o quanto ela pode ser uma representação da realidade. 

A escolha do tema surgiu a partir da sua paixão pelo cinema e a vontade de fazer com que mais pessoas adquirissem a habilidade de ver nas entrelinhas de cada peça produzida. Assim, a aluna decidiu fazer um debate com base no filme “O mínimo para viver” da Netflix, e contou com ajuda da estudante de nutrição Lorena Cristina da Costa para falar sobre transtornos alimentares, como também o apoio da Fundação Mirim, instituição que foi realizado o projeto de mídia-educação, do qual proporcionou aos estudantes o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação.

A escolha da estudante por mídia-educação foi como uma ferramenta pedagógica para além da abordagem do filme, trazer reflexões sobre amizade, união, família e transformação. 

Estudantes refletiram sobre o filme 'O Mínimo Para Viver' (Foto: Lorena Cristina)

Ao longo de três encontros, a estudante pode transmitir conhecimentos a 16 alunos, de 16 e 17 anos, sobre como as produções de ficção impactam no cotidiano e fomentar debates críticos sobre a cobrança estética.

“Para mim, foi um crescimento pessoal muito importante. Eu sempre vi o filme muito além do que só filmes. Eu sempre vi os filmes muito mais do que filmes, que poderiam impactar em muitas áreas da minha vida. Então, aprender na faculdade e aplicar para as pessoas foi muito legal. Por isso, fazer com que mais pessoas pensem dessa maneira e estendam seus horizontes significou muito para mim”, disse Caroline.

Para o aluno da Fundação Mirim, Jonathan Honda, o projeto ensinou a ter compaixão, se colocar no lugar do outro e a resolução de diversos problemas. Já para Matheus Felipe, o cinema “pode nos trazer aprendizado e sempre acaba trazendo uma lição de moral”.

O aluno Pedro Costa conclui que os filmes “podem ajudar com amizades, relacionamentos, autoconhecimento, além de lidar com as emoções e solucionar problemas”.

Nas apresentações do 9º Colóquio de Comunicação e Educação 9º Colóquio de Comunicação e Educação, Caroline ressaltou a importância do cinema na vida das pessoas. “O cinema é algo do cotidiano, que muitas vezes entendemos como entretenimento, mas ele pode ser muito mais do que só entretenimento”, finalizou.

Debate fomentou a questão dos padrões de beleza impostos em sociedade (Foto: Caroline Araújo)

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Nome do projeto: Aprender nas telas: projeto de mídia-educação para os jovens

Ano: 2024

Autor: Caroline Barbosa de Araújo

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


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