Estudante debate sobre importância da oratória no mercado de trabalho em oficina educomunicativa

 Inês Becegato 


Oficina educomunicativa discutiu com 13 estudantes sobre a importância da oratória (Imagem: Foto cedida)

Você já parou para pensar na importância da oratória para a sociedade? A aluna do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Izabela Zacheu, realizou uma oficina educomunicativa de oratória para a Casa do Aprendiz Cidadão (CAC) em Presidente Prudente (SP) no último mês de maio de 2024. 

Objetivos

A oficina intitulada “Falando para o Futuro” é um projeto de intervenção que integra a disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Bacco. Ela foi realizada em conjunto com o professor Raphael Marquezi, do curso de oratória VOX2YOU. 

O principal objetivo da estudante foi trazer aos participantes a relevância de saber se comunicar, visando, principalmente, ao futuro de cada um. “É um tema que me identifiquei muito, pois sofri bullying pelo jeito que eu falava, então, pensei em apresentar isso para os jovens. Não é só simplesmente falar, existe uma arte em se comunicar”, explica Izabela. 

Encontros

Foram três encontros feitos com 13 estudantes de 15 a 19 anos. Durante os encontros, eles puderam aprender sobre a oratória no mercado de trabalho e na universidade, os tipos de vozes, a persuasão e influência, trava-línguas, técnicas de respiração, dentre outros tópicos que englobam a área. “No geral, foi muito tranquilo. Eles foram muito participativos.” 

Para Izabela, o projeto foi desafiador, visto que não considera algo fácil dar aulas ou ensinamentos a alguém que não conhece, mas que se sentiu bem e feliz ao ver os resultados positivos que a oficina estava gerando. 

“Você não sabe como prender a atenção deles, por isso que chamei o meu professor para me ajudar. Mas conforme os alunos foram comentando no fórum, eu me senti muito bem. Eu me senti feliz e gostei do projeto”, diz a estudante de Jornalismo. 

Resultados

Izabela Zacheu, aluna do 7º termo de Jornalismo, apresentou os resultados do projeto de intervenção no 9º Colóquio de Comunicação e Educação no dia 27 de maio. (Imagem: Vinicius Dalama)

Os resultados do projeto foram apresentados durante o 9º Colóquio de Comunicação e Educação. Segundo Laura, 16 anos, que participou do projeto, “a iniciativa foi importante para mim e para o meu preparo para o mercado de trabalho, até porque temos que nos preparar se iremos falar com o público.”  


Nome do projeto: “Falando para o Futuro: oficina educomunicativa sobre oratória para jovens da Casa do Aprendiz Cidadão” 

Ano: 2024 

Autor: Izabela Marques Zacheu 

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários