Aluno de jornalismo realiza discussão, a partir de músicas, com MCs de batalha de rimas
Beatriz Oliveira
O estudante do 7° termo de Jornalismo, Rodrigo Marinelli Rodrigues, promoveu uma análise crítica da mídia sonora, durante a Oficina de Freestyle, que é uma batalha de rimas, no Parque do Povo, em Presidente Prudente.
O projeto foi desenvolvido na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Sallum Bacco, e teve como objetivo realizar uma discussão sobre as desigualdades sociais entre os jovens frequentadores de batalhas de rimas.
O estudante optou por seguir o conceito da educomunicação, um campo interdisciplinar que busca capacitar indivíduos e comunidades a utilizar os meios de comunicação de maneira consciente e crítica.
A área de intervenção utilizada foi focada na comunicação para a educação. A dinâmica da oficina foi baseada em fazer com que os quatro MCs participantes, que se classificaram para semifinal da batalha, interpretassem e absorvessem o conteúdo das músicas selecionadas pelo autor do projeto, para que duelassem no instrumental (batida) da própria música.
Para o autor do projeto, Rodrigo Marinelli, houve alguns desafios durante a execução presencial da oficina.
“Percebi que algumas pessoas da plateia não estavam prestando muita atenção e acabaram conversando e dispersando durante a intervenção e, por conta disso, acabaram não entendendo a explicação e, consequentemente, ficaram um pouco perdidas durante as batalhas que tiveram a dinâmica proposta pelo projeto. No geral, o pessoal aceitou muito bem, mas algumas pessoas, infelizmente, não se interessaram tanto”, aponta o aluno.
Acompanhe a execução do projeto e a avaliação dos participantes através no vídeo abaixo:
Comentários
Postar um comentário