Aluno de jornalismo realiza discussão, a partir de músicas, com MCs de batalha de rimas

 Beatriz Oliveira

Estudante Rodrigo Marinelli e participantes da batalha após a execução do projeto de intervenção (Foto: Vinicius Dalama) 

O estudante do 7° termo de Jornalismo, Rodrigo Marinelli Rodrigues, promoveu uma análise crítica da mídia sonora, durante a Oficina de Freestyle, que é uma batalha de rimas, no Parque do Povo, em Presidente Prudente. 


O projeto foi desenvolvido na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Sallum Bacco, e teve como objetivo realizar uma discussão sobre as desigualdades sociais entre os jovens frequentadores de batalhas de rimas. 


O estudante optou por seguir o conceito da educomunicação, um campo interdisciplinar que busca capacitar indivíduos e comunidades a utilizar os meios de comunicação de maneira consciente e crítica. 


A área de intervenção utilizada foi focada na comunicação para a educação. A dinâmica da oficina foi baseada em fazer com que os quatro MCs participantes, que se classificaram para semifinal da batalha, interpretassem e absorvessem o conteúdo das músicas selecionadas pelo autor do projeto, para que duelassem no instrumental (batida) da própria música. 


Para o autor do projeto, Rodrigo Marinelli, houve alguns desafios durante a execução presencial da oficina. 


“Percebi que algumas pessoas da plateia não estavam prestando muita atenção e acabaram conversando e dispersando durante a intervenção e, por conta disso, acabaram não entendendo a explicação e, consequentemente, ficaram um pouco perdidas durante as batalhas que tiveram a dinâmica proposta pelo projeto. No geral, o pessoal aceitou muito bem, mas algumas pessoas, infelizmente, não se interessaram tanto”, aponta o aluno. 


Acompanhe a execução do projeto e a avaliação dos participantes através no vídeo abaixo:




AVALIAÇÃO 

Wesley Aparecido Zago Menotti, 29 anos, foi um dos participantes do projeto e conta como foi a experiência da oficina: "Eu acredito que, não só eu, como qualquer MC que participou aqui hoje, não teve muita dificuldade em 'desenrolar', porque já eram músicas que faziam parte do nosso cotidiano, da nossa playlist, que a gente cresceu acostumado a escutar. Elas retratam a realidade, nua e crua, da periferia”.


Nome do projeto: Discussão de desigualdades sociais sobre a perspectiva de jovens participantes de Batalha de rimas por meio da leitura crítica da mídia sonora.
Ano: 2024
Autor: Rodrigo Marinelli Rodrigues

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


Comentários