Estudante de jornalismo leva Racionais para dentro das salas de aula da rede estadual de Pirapozinho
Real Marques
![]() |
| Capa da revista a vida e a obra do maior grupo de rap do Brasil |
Beatriz Zoccoler, estudante do 7° termo de jornalismo da Unoeste, leva os Racionais para dentro das salas de aula da Escola Estadual Professora Maria José Barbosa Castro Toledo localizada em Pirapózinho (SP), utilizando uma revista como meio para ser trabalhado com 26 adolescentes na idade entre 15 e 18 anos de idade.
A realização do projeto de Beatriz aconteceu por conta de disciplina eletiva chamada “Brazil com S”, no qual de acordo com a mesma é estudado o Brasil que não foi colonizado, a cultura do próprio país.
Ao todo, foram feitos três encontros, o que Beatriz afirma ter sido pouco tempo para confeccionar uma revista, mas que por conta do ímpeto dos alunos em aprender sobre o assunto foi possível.
O primeiro encontro teve enfoque em explicar sobre a revista, os Racionais e também houve a divisão de grupos e temas. O segundo encontro foi para receber e corrigir fotos e textos, e o terceiro encontro ficou para correção final e confecção da revista no aplicativo Canvas.
Muitas ideias precisam de muito espaço
Quanto o porquê de escolher uma revista Beatriz diz: “Com essa matéria vieram muitas ideias na cabeça, aí eu decidi fazer uma revista em uma escola estadual”.
Os conteúdos da revista se dividem em seis editorias sendo elas: biografia, contexto histórico, discografia, violência, religiosidade e impacto social.
O maior medo de Zoccoler era não ser levada a sério mas por conta do apreço dos alunos aos movimentos sociais do Brasil, estilo de música e fazer um produto tão diferente serviu como um pontapé para este grande projeto.
Nome do projeto: "Intervenção Educomunicativa Acerca da Vida e Obra dos Racionais MC”S em Escola da Rede Estadual de Ensino"
Ano: 2024
Autor: Beatriz Zoccoler
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários
Postar um comentário