Cotidiano Feminino: oficina audiovisual promove capacitação para mulheres no meio digital

 Beatriz Zoccoler


Projeto Cotidiano Feminino foi apresentado no 9º Colóquio de Comunicação e Educação da Unoeste (Imagem: Vinícius Dalama)

Comunicação e Educação são áreas que têm mais características em comum do que se imagina. Uma das possibilidades de intersecção desses dois universos se dá no termo “educomunicação”, teoria que visa à criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos. É com base nela que nasceu o projeto “Cotidiano Feminino: produção audiovisual pelo celular com base na educomunicação”, realizado pelo estudante do sétimo termo de Jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Gabriel Marques. 

Como resultado da disciplina “Comunicação e Educação”, ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco, o aluno criou uma oficina audiovisual em Presidente Prudente (SP), para quatro mulheres da Igreja Batista Viver em Amor, participantes do setor de comunicação da igreja, com o objetivo de inseri-las não apenas nas redes sociais, mas também no meio digital como um todo. 

“Gostei muito de fazer o projeto. Deu trabalho, porque trabalhei com duas mulheres mais velhas e duas mais novas, então o ritmo era muito diferente. Foi uma realização pessoal muito grande”, disse Gabriel.

A oficina

Ao todo, foram seis encontros, feitos duas vezes na semana, sendo um às terças-feiras, com duração de 45 minutos e o outro aos domingos, com duração de 1 hora e 30 minutos. Todos foram realizados sem custo nenhum, já que as participantes precisaram somente dos próprios celulares. Ao fim, o estudante apresentou os resultados no 9º Colóquio de Comunicação e Educação da Unoeste.

A ideia era que elas adquirissem as melhores técnicas e entendessem melhor as possibilidades e potencial no próprio aparelho, para aplicar na criação de um vídeo que mostrasse as próprias rotinas em um dia de culto. 

“Elas adoraram, de alguma forma. Todas já têm contato com isso, mas queriam aprofundar, então com essas aulas foi uma mão na roda para alavancar tanto o crescimento da Igreja nas redes sociais como o resultado pessoal de aprendizado delas”, concluiu o autor do projeto.

 ______________________________________________________________________

Nome do projeto: Cotidiano feminino: produção audiovisual pelo celular com base na educomunicação 

Ano: 2024

Autor: Gabriel Cortes Real Marques

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


Comentários