Alunos do ensino médio criam e-book sobre ruas e memórias prudentinas
Caroline Araújo
Ao unir seu amor por livros à disciplina de literatura do Colégio Esquema Único
de Presidente Prudente, a aluna do 7º termo de jornalismo da Escola de
Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste Júlia Guimarães desenvolveu o
projeto “Crônicas prudentinas: prática educomunicativa na produção do discurso
sobre cultura com alunos do ensino médio”.
O
projeto trabalhou a educomunicação em que um dos objetivos é ampliar o
coeficiente comunicativo em qualquer espaço, a partir de projetos de diferentes
disciplinas. Assim, a aluna em conjunto com a professora da turma Elaine
Cristina Amorin, buscou ensinar literatura e incluir os pontos culturais da
cidade.
Os
alunos do 1º ano do ensino médio produziram o e-book “Crônicas Prudentinas:
entre ruas e memórias do sertão sorocabano”, colocando em prática conhecimento
do texto crítico reflexivo e a linguagem fotográfica.
![]() |
Alunos realizam a diagramação do livro Crônicas Prudentinas (Imagem: Júlia Guimarães) |
ENCONTROS
Foram
realizados quatro encontros. No primeiro, Júlia explicou sobre crônicas e fotografia,
além de definir como seria a produção e o andamento do e-book. No segundo encontro, os alunos definiram a diagramação, cores e foram divididos em
grupos para começar a realização do projeto.
O terceiro
encontro foi a produção e montagem do livro e, no último encontro, foi
realizado o lançamento e a distribuição dos QR codes pela escola.
EXPERIÊNCIA
![]() |
Capa final desenvolvida pelos alunos |
Aos alunos que participaram do projeto não faltaram
elogios ao seu desenvolvimento, ou a forma como a aluna Júlia o desempenhou,
suas únicas observações foram a dificuldade sobre trabalhar em grupos e a falta
de ânimo de alguns participantes.
Além dos alunos, a unidade de desenvolvimento o Colégio
Esquema Único de Presidente Prudente, após ver o e-book finalizado, decidiu
realizar a impressão de algumas cópias para deixar guardado de recordação da
atividade. Júlia ressalta como o projeto para ela foi importante “Foi
importante pois pude retornar à escola a onde aprendi muito, além de retornar
com outro viés e puder ver os alunos se apaixonando por coisas que um dia eu me
apaixonei”.
Nome do projeto: Crônicas prudentinas: prática educomunicativa na produção do discurso sobre cultura com alunos do ensino médio
Ano: 2024
Autor: Júlia Guimarães Arujo
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário