Alunos do ensino médio criam e-book sobre ruas e memórias prudentinas

Caroline Araújo

Ao unir seu amor por livros à disciplina de literatura do Colégio Esquema Único de Presidente Prudente, a aluna do 7º termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste Júlia Guimarães desenvolveu o projeto “Crônicas prudentinas: prática educomunicativa na produção do discurso sobre cultura com alunos do ensino médio”.

O projeto trabalhou a educomunicação em que um dos objetivos é ampliar o coeficiente comunicativo em qualquer espaço, a partir de projetos de diferentes disciplinas. Assim, a aluna em conjunto com a professora da turma Elaine Cristina Amorin, buscou ensinar literatura e incluir os pontos culturais da cidade.

Os alunos do 1º ano do ensino médio produziram o e-book “Crônicas Prudentinas: entre ruas e memórias do sertão sorocabano”, colocando em prática conhecimento do texto crítico reflexivo e a linguagem fotográfica.

Alunos realizam a diagramação do livro Crônicas Prudentinas    (Imagem: Júlia Guimarães)

ENCONTROS

Foram realizados quatro encontros. No primeiro, Júlia explicou sobre crônicas e fotografia, além de definir como seria a produção e o andamento do e-book. No segundo encontro, os alunos definiram a diagramação, cores e foram divididos em grupos para começar a realização do projeto.

O terceiro encontro foi a produção e montagem do livro e, no último encontro, foi realizado o lançamento e a distribuição dos QR codes pela escola.

 

EXPERIÊNCIA

Capa final desenvolvida pelos alunos 


            Aos alunos que participaram do projeto não faltaram elogios ao seu desenvolvimento, ou a forma como a aluna Júlia o desempenhou, suas únicas observações foram a dificuldade sobre trabalhar em grupos e a falta de ânimo de alguns participantes.

            Além dos alunos, a unidade de desenvolvimento o Colégio Esquema Único de Presidente Prudente, após ver o e-book finalizado, decidiu realizar a impressão de algumas cópias para deixar guardado de recordação da atividade. Júlia ressalta como o projeto para ela foi importante “Foi importante pois pude retornar à escola a onde aprendi muito, além de retornar com outro viés e puder ver os alunos se apaixonando por coisas que um dia eu me apaixonei”.


Nome do projeto: Crônicas prudentinas: prática educomunicativa na produção do discurso sobre cultura com alunos do ensino médio

Ano: 2024

Autor: Júlia Guimarães Arujo

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários