Lorrayne Rosseti
 |
Lilia Cimini apresentando seu projeto no 9º Colóquio de Comunicação e Educação. (Foto: Vinicius Dalama)
Foram diversas as apresentações de projetos do 9º Colóquio de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, realizado na noite do dia 27 de maio. Ao todo, 16 alunos do 7º termo de Jornalismo expuseram seus trabalhos de educomunicação e mídia-educação feitos durante todo o bimestre na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Bacco. |
Para executar o projeto, coube aos alunos escolherem qual abordagem teórica utilizar: educomunicação ou mídia-educação. A estudante Lilia Cimini optou por usar a educomunicação - teoria que busca ampliar o coeficiente comunicativo em qualquer espaço - para realizar uma oficina de fotografia com celular para idosos de 60 a 75 anos no Centro de Acolhimento Athia.
Lilia relata que escolheu essa temática para contribuir para a inclusão digital dos idosos, que muitas vezes enfrentam barreiras ao utilizar novas tecnologias. Durante os encontros, a estudante orientou os participantes a fotografarem através dos planos de tomada e ângulos da fotografia. “Foi bem interessante, porque eles questionavam e sempre se mostravam interessados em aprender”.
1º encontro da oficina de fotografia com celular no centro de acolhimento Athia. (Foto: Fabiana Garrido)
Resultados
No final do projeto, a estudante realizou uma exposição fotográfica com as obras dos idosos. Os participantes se mostraram muito felizes com os resultados. “Com a oficina aprendi a usar ferramentas do celular que eu nem sabia da existência. O que mais me encantou foi a panorâmica. Pode para algumas pessoas ser tão simples, mas eu não sabia fazer”, relata Digelza Bocatti.
Exposição fotográfica. (Foto: Maria do Rosário)
Exposição fotográfica. (Imagem: Rosangela Cruz) Exposição fotográfica. (Foto: Wanderley Silva)
Júlio Barros também se mostrou satisfeito com os novos aprendizados. “A oficina foi ótima, aprendi como enquadrar as fotos, manter a lente do celular sempre limpa, usar a luz natural e explorar os ângulos”.
Nome do projeto: Oficina educomunicativa de fotografia com celular para idosos Ano: 2024 Autor: Lilia Cimini Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
|
Comentários
Postar um comentário