Websérie “Entreato” mostra a realidade de atores quando as cortinas estão fechadas

Vinícius Antunes

Logotipo da websérie representa a conexão que a arte pode causar entre as pessoas (Arte: Rayane Pedroso)

Entreato é o intervalo entre os atos de uma peça teatral, o momento em que o público não vê os atores e não sabe o que estão fazendo. Esse é o objetivo do projeto do estudante Vinícius Antunes: apresentar ao público a preparação para um espetáculo e as percepções dos artistas acerca da arte.

A escolha do tema surgiu a partir do desejo do autor em trabalhar com o audiovisual para refletir sobre a realidade de um grupo. Morador de Teodoro Sampaio, o aluno decidiu produzir o material com a Cia de Teatro Viva Arte, grupo local que possui pouca estrutura e valorização por parte da população e poder público.

Com a aplicação da teoria educomunicativa, que prevê a cidadania do indivíduo na comunicação, podendo compreender e transformar sua realidade de forma independente e, com a área da expressão comunicativa por meio das artes, que torna o sujeito protagonista da produção, foi possível observar o ponto de vista de cada artista sobre seu cotidiano, assim como desafios e orgulho ao subir no palco.

Ao longo de três encontros, o estudante pôde transmitir conhecimentos acerca da intencionalidade e responsabilidades nas redes sociais, assim como discutir a técnica de produção com o grupo composto por oito integrantes. “Todos ficaram atentos e contribuíram para o desenvolvimento. O empenho e dedicação dos atores me fez ter ainda mais vontade de seguir com o projeto”, afirma Vinícius.

Gravação dos episódios com os artistas do grupo (Foto: Sara de Souza)

Como resultado, foram produzidos sete episódios de uma websérie publicada no canal do YouTube da Cia de Teatro Viva Arte, cada um com um entrevistado, com os temas: História da Cia, Oficina e Cia, Produção, Figurino, Cenário, Atuação e Marketing.

Para a atriz Sara de Souza, o trabalho contribuiu para a divulgação da Cia, ainda deixada de lado pela população. “Por ser uma arte um pouco negligenciada no nosso município, é sempre bom quando as pessoas param pra ouvir o que temos a dizer, o que a gente luta todos os dias”.

O diretor da Viva Arte, Leonardo Ramos, afirma que os materiais audiovisuais foram uma maneira de mostrar o que ninguém vê na arte. “Abriu a oportunidade das pessoas conhecerem a Viva Arte, não só o palco, mas como é difícil fazer teatro”.

No dia 30 de maio, durante as apresentações do 8º Colóquio de Comunicação e Educação, a websérie foi eleita um dos melhores trabalhos por votação dos presentes, empatando em terceiro lugar com outros dois projetos. Na ocasião, Vinícius ressaltou a importância da cultura na vida das pessoas. “A arte é capaz de modificar de dentro para fora. Transforma sua alma, para que você possa transformar outras almas. A arte salva vidas e muda realidades”, finalizou.

Entreato empatou em terceiro lugar com os projetos “Sem Medida” e “Sons que Libertam” (Foto: Isabela Gomes)

Ficou curioso para assistir os episódios? A websérie está disponível no canal do YouTube da Cia Viva Arte, é só clicar aqui.

Enquanto as cortinas estão fechadas, confira o primeiro episódio do Entreato:




Nome do projeto: Entreato: a educomunicação para produção de websérie sobre a realidade da Cia de Teatro Viva Arte 
Ano: 2023
Autor: Vinícius Antunes Gomes
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários