“Sons que libertam”: projeto de Educomunicação promove reflexão sobre a mídia na sociedade através da música

Rayane Pedroso

Além da produção de uma paródia, os integrantes elaboraram um videoclipe (Foto: Cedida/Rodrigo Gonçalves)

Entender os reflexos da mídia e como ela pode impactar positivamente ou negativamente a sociedade, foi o objetivo alcançado pelo aluno Rodrigo Gonçalves durante a disciplina de Comunicação e Educação, no 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. O projeto promoveu a produção de uma paródia musical, em que os próprios envolvidos pudessem desenvolver a letra e o clipe. 

A proposta da matéria é entender a relação entre as duas áreas do conhecimento e utilizar uma das duas teorias estudadas no primeiro bimestre, Mídia Educação e Educomunicação, para elaborar e executar um projeto de intervenção.

Rodrigo optou pela teoria de Educomunicação e conta que essa foi uma oportunidade de criar e produzir com mais autonomia, considerando que o trabalho é feito de forma totalmente individual. "Sem contar os aprendizados sobre a área de intervenção e como sua aplicação na sociedade se faz necessário", completa. 


EDUCOMUNICAÇÃO

Segundo Thaisa Bacco, no livro "Formação de professores para o uso da mídia na escola", a teoria Educomunicação se baseia em "ampliar o coeficiente comunicativo em qualquer espaço, a partir de projetos de diferentes disciplinas". Há nela, diferentes áreas de intervenção, e a escolhida por Rodrigo foi "Expressão comunicativa através das artes", que promove a reflexão e produção de uma mídia a partir de vivências pessoais de um grupo ou instituição, e que reflita algo relevante para sociedade, buscando mudança e evolução a partir da união da comunicação e educação. 

Nesse caso, Gonçalves uniu três jovens músicos, para trabalhar uma paródia em cima da música “Bombtrack” (Rage Against The Machine), refletindo na letra o impacto da mídia atualmente. A escolha da música se deu por permitir espaço para que pudesse cantar e pela característica marcante da banda de manifestações em prol de uma sociedade mais livre e igualitária. 


SONS QUE LIBERTAM

O projeto foi dividido em cinco encontros, envolvendo Luiz Henrique Favaretto, Ivandro Jardim e Luiz Antônio Jardim. No primeiro, houve um debate sobre as reflexões por meio da mídia, baseado no livro cedido pela professora responsável pela disciplina Thaisa Bacco.

No segundo e terceiro encontros, os meninos começaram a desenvolver uma melodia autoral, mas devido a problemas técnicos e o curto tempo, preferiram mudar para paródia. 

O quarto encontro foi destinado a produção da letra e gravação da linha vocal, feita pelo próprio Rodrigo, em um estúdio improvisado. Por fim, no último encontro, fizeram a gravação do clipe em um hotel abandonado em Presidente Epitácio, publicado no YouTube.  "Ponto importante para destacar: a autonomia dos integrantes em querer participar de todas as etapas de produção e elaboração, dentre elas a edição do vídeo feita pelo Ivandro", conta o aluno.

Confira algumas fotos de encontros realizados pelo grupo:

(Foto: Rodrigo Gonçalves)

(Foto: Rodrigo Gonçalves)

(Foto: Rodrigo Gonçalves)

(Foto: Rodrigo Gonçalves)


RESULTADO

Logo do projeto intitulado Sons que Libertam (Foto: Cedida/Rodrigo Gonçalves)

Apesar de o tempo ter sido apertado e levantado como ponto negativo pelos participantes e pelo Rodrigo, o resultado foi promissor. "Meu maior ganho foi a experiência em ensinar e também de conduzir em grupo uma produção de conteúdo que na teoria é tão densa, para algo mais leve e com extrema importância social", afirma o autor do projeto. 

Sua maior dificuldade foi conseguir reunir e conciliar o horário de todos, mas a paixão pela música foi motivação. Além de um material de entretenimento, por se tratar de uma música, é também conteúdo de conscientização, carregando assim, segundo Rodrigo, uma carga importante de reflexão sobre o uso das mídias. 

O projeto foi apresentado no segundo dia do 8º Colóquio de Comunicação e Educação, onde os alunos expõem para a turma e convidados, os resultados dos trabalhos. Ao fim de cada apresentação, os presentes poderiam dar uma nota de 0 a 10 para o projeto e os três com melhores médias, seriam apresentados pela professora Thaisa. 

Rodrigo recebeu ao lado dos colegas de classe Rayane Pedroso e Vinícius Antunes, o terceiro lugar. "Eu gostei muito de ser premiado. Juro que não passava pela minha cabeça ser selecionado, porém fiquei feliz", conclui. 

Confira o clipe musical produzido: 




Nome do projeto: Sons que Libertam: estudo e aplicação de reflexões educomunicativas sobre a mídia na produção musical
Ano: 2023
Autor: Rodrigo Gonçalves do Espírito Santo
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

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