Projeto educomunicativo “Entre Letras e Acordes” visa promover integração cultural de imigrantes venezuelanos no interior paulista

Karina Ferreira

No cenário desafiador da migração venezuelana, um projeto de educomunicação foi desenvolvido na cidade de Osvaldo Cruz - SP, uma das cidades do Oeste Paulista a receber imigrantes nos últimos anos. Idealizado por Karina Ferreira, estudante de Jornalismo da Unoeste, o projeto tem como objetivo principal promover a integração e emponderamento de uma família venezuelana por meio da comunicação e educação.


IDEALIZAÇÃO

Antes mesmo da proposta do projeto em sala de aula, durante a disciplina de Comunicação e Educação, conduzida pela professora Thaisa Bacco, a aluna conheceu e teve uma conversa espontânea com Yusnely Sisnero, líder de uma família venezuelana, que reside aproximadamente há 7 meses em Osvaldo Cruz. A jovem venezuelana compartilhou as principais dificuldades enfrentadas tanto em seu país de origem quanto no Brasil, especialmente relacionadas às diferenças culturais e linguísticas. 

A partir dessa conversa, a autora do projeto "Entre Letras e Acordes" sentiu o desejo de auxiliar de alguma maneira Yusnely e seus filhos, Miguel Sisnero, de 7 anos, e as gêmeas Anabel Sisnero e Isabel Sisnero, de 6 anos.


DESENVOLVIMENTO 

O projeto se baseia na abordagem da educomunicação, que visa capacitar as pessoas para que se tornem agentes transformadores de sua própria realidade. Dentro desse campo, a área de intervenção escolhida foi a educação para a mídia, que pode proporcionar aos participantes a experiência de lidar de forma crítica e consciente com os meios de comunicação, além de envolvê-los ativamente na produção de conteúdos midiáticos. 

Para viabilizar a proposta, foram utilizadas duas mídias como suporte: impressa e audiovisual. Através de leituras de letras de músicas que abordam temas históricos e culturais do Brasil, os participantes tiveram a oportunidade de se aproximar um pouco mais da cultura e idioma do país. Além disso, eles produziram conteúdos audiovisuais em pontos da cidade de Osvaldo Cruz, explorando e transmitindo um pouco da história local e dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.

“Entre letras e acordes” contou com a participação de Yusnely Sisnero e seus filhos em encontros presenciais (Foto: Karina Ferreira)


ENCONTROS

Dividido em cinco encontros, o trabalho adotou uma abordagem híbrida, combinando encontros presenciais e remotos. Essa estratégia permitiu a consistência do projeto, considerando situações inesperadas que poderiam dificultar alguns encontros presenciais. Os encontros presenciais, por sua vez, possibilitaram a realização prática das atividades.


RESULTADOS ALCANÇADOS

Através da análise de letras de músicas como "País Tropical" e "Aquarela do Brasil", os participantes puderam compreender um pouco mais sobre a cultura brasileira. Além disso, ao estudarem e observarem alguns locais da cidade, foram capazes de expressar suas compreensões e perspectivas em conteúdos audiovisuais.

Letras de músicas com temas culturais foram analisadas durante o projeto (Foto: Karina Ferreira)

Os resultados foram significativos e reconhecidos por Yusnely. "Estou muito agradecida de ter participado do projeto, eu gostei muito. Aprendi muitas coisas que eu não sabia e estou feliz. Devagar vou aprendendo mais”, afirma.

Para a autora, o projeto foi um desafio, principalmente pelo tempo limitado para a execução de todas as etapas, mas também foi uma experiência positiva . “Foi gratificante poder orientá-los e, ao mesmo tempo, aprender muito com eles.”


8º COLÓQUIO DE COMUNICAÇÃO

O “Entre Letras e Acordes” foi apresentado durante o 8º Colóquio de Comunicação, realizado nos dias 29 e 30 de maio na Unoeste, juntamente com os trabalhos dos demais alunos do 7º termo do curso de Jornalismo. Os projetos foram avaliados pelos autores e convidados por meio de um formulário de avaliação, e os trabalhos com as três melhores notas foram premiados na segunda noite de apresentações.

Confira abaixo um dos conteúdos audiovisuais produzido por Yusnely:




Nome do projeto: Entre Letras e Acordes: projeto educomunicativo para a integração cultural de imigrantes venezuelanos em Osvaldo Cruz
Ano: 2023
Autor: Karina Ferreira
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários