Projeto de educomunicação “Desafiando a Distração” ajuda pessoas com TDAH
Allysson Fortaleza
![]() |
Encontro com as participantes do “Desafiando a Distração” (Foto: Allana Gomes) |
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 5% a 8% das pessoas no mundo apresetam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, ou seja, mais de 600 milhões de pessoas possuem esse transtorno, grande parte delas são crianças. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Mas mesmo com um número tão expressivo, muitos não levam essa condição a sério, acham que é “frescura” de quem tem esse transtorno, e que eles usam como desculpa para não conseguir fazer algo simples como prestar atenção em uma aula. A ciência mostra que é algo que vai muito mais além que uma simples dificuldade em se concentrar e afeta milhões de pessoas.
Usando a teoria da educomunicação, a aluna Allana Gomes, do sétimo termo de Jornalismo, ajudou na criação de um blog educativo com informações relevantes e apoio para as pessoas diagnosticadas com TDAH. O nome do projeto é “Desafiando a Distração: Produção de Blog Educomunicativo Sobre Vivências com TDAH”.
“Eu fui diagnosticada com TDAH quando tinha 10 anos, estava na quinta série. A partir daí comecei a tomar remédios para ajudar na minha falta de atenção e ter notas melhores na escola. Hoje, com 20 anos, eu sei lidar com o meu TDAH e como meu cérebro funciona. Tudo isso graças à internet, onde eu vi que não estava sozinha enfrentando essa situação e recebendo apoio de outras pessoas, trocando informações e dicas que consigo realizar em casa conciliando os meus estudos sem remédios”, disse a criadora do projeto Allana.
O projeto contou com um total de três participantes que tiveram quatro encontros com a aluna, quando compartilharam vivências, discutiram temas relevantes que poderiam entrar no blog, criação do blog e divulgação. Além do blog, houve a criação de um perfil no instagram onde compartilharam posts sobre o tema e também divulgaram o blog.
![]() |
Postagem feita no perfil do Instagram (Foto: Allana Gomes) |
As postagens, tanto no blog quanto no perfil do Instagram contaram com a avaliação de especialistas em TDAH, com o objetivo de deixar o conteúdo mais verídico possível.
Por fim, foi realizada uma avaliação em grupo, quando as participantes compartilharam as experiências e quais os resultados obtidos com o projeto.
"Contribuiu para que eu entendesse que não estou sozinha, apesar de saber que outras pessoas sofrem com o TDAH o compartilhar as experiências ajuda muito. No mundo, muitas vezes me sinto como um elefante dentro de uma loja de cristais. Encontrar outros
“elefantes” e não se ver sozinha e tão inadequada foi importante", foi o que disse uma das participantes, Marcelly Fernandes.
Mestre em ciências e pessoa com TDAH, Geisa Teixeira, conta que é bom poder ler vivências de pessoas com TDAH. “É muito importante ouvir outras pessoas que também vivenciam o TDAH e lidam com problemas muito parecidos com os nossos. Muitas vezes nos sentimos sozinhos, peixes fora d'água, inadequados e irremediavelmente fracassados. Saber que não estamos sozinhos e que outras pessoas encontram soluções, dá esperança e motivação para buscar tratamento. Super recomendo.”
O projeto foi apresentado no 8º Colóquio de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, que ocorreu nos dias 29 e 30 de maio.
![]() |
Página inicial do blog “Desafiando a Distração” (Foto: Allana Gomes) |
Nome do projeto: “Desafiando a Distração: Produção de Blog Educomunicativo Sobre Vivências com TDAH”
Ano: 2023
Autor: Allana Rogerio Barreto Gomes
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário