Projeto de educomunicação aborda fake news através de teatro em escola de Presidente Prudente (SP)

Milena Santos

O que você mais gostava na época da escola?

Foi com a resposta dessa pergunta que a graduanda em Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Nathália Prado (21), chegou ao seu projeto de educomunicação proposto na disciplina de Comunicação e Educação, com o nome “Encenando a realidade: as consequências das fake news na sociedade através de uma peça teatral”.

Na sua época de ensino fundamental, ela gostava de encenar histórias e viu aí uma oportunidade de realizar uma peça teatral para refletir sobre a mídia com estudantes de 11 a 14 anos da escola E. E. E. I. Francisco Pessoa, que fica na cidade de Presidente Prudente (SP). 


ATRÁS DAS CORTINAS...

A idealizadora do projeto conta que na instituição de ensino já existia um clube de teatro, onde os próprios alunos eram responsáveis, mas em conversa com a diretora descobriu que os participantes estavam com problemas. “A diretora tinha passado para mim que eles estavam com muita dificuldade de começar”, relata.

Pensando nisso, ela entrou em ação e logo no primeiro encontro levou uma cartilha produzida por ela mesma contando o que um roteiro deve conter.

A partir daí, foi a hora dos estudantes começarem a colocar a mente e as mãos na massa com:
  • Brainstorm;
  • Produção dos cartazes da peça (afinal, toda peça merece uma boa divulgação!);
  • Produção de roteiro;
  • Ensaios, e
  • A apresentação.
Participantes do projeto discutem sobre o roteiro e produzem os cartazes (Foto: Nathália Prado)

Estudantes ensaiam peça de teatro que refletiu sobre Fake News (Foto: Nathália Prado)


NO PALCO: ABREM-SE AS CORTINAS

A apresentação da peça “Falsidade” aconteceu no horário do intervalo para toda a Escola Francisco Pessoa. “Teve bastante participação da plateia. Eu não estava esperando por isso, não achava que eles fossem abraçar tanto a ideia”, conta Nathália.

Quer conferir as cenas mais marcantes da peça? Então clica no play aqui embaixo!



OS RESULTADOS E OS ARTISTAS

A organizadora conta que durante os seis encontros, a maior dificuldade foi em relação à presença dos participantes, mas conseguiram superar os obstáculos e apresentar um produto de qualidade. “Mesmo que tenha sido uma peça simples, eu acho que o que importa mesmo é o que a gente passou. Foi muito bom, foi um desafio a mais”, finaliza Nathália.

Para os alunos, o projeto também trouxe resultados positivos. “Estávamos muito perdidos no começo do clube e agora temos muita noção do que devemos fazer”, conta Ana Clara (11).

O estudante Miguel (11) com certeza já é um grande ator, pois não se deixou abater pela dificuldade da apresentação. “Fiquei um pouco nervoso na hora da apresentação e até mesmo esqueci algumas falas, então improvisei um pouco”, expõe o adolescente.

E teve até quem mandou um recado para a Nathália: “Você ajudou muito a gente, eu amei todas as etapas do projeto”, diz o João Gabriel (11).


A EDUCOMUNICAÇÃO E A INTERVENÇÃO

A proposta do projeto de intervenção surgiu na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela Profª Drª Thaisa Sallum Bacco, no primeiro semestre de 2023 do curso de Jornalismo, e tinha como peça prática obrigatória a execução de um projeto abordando as teorias de mídia-educação ou educomunicação.

A estudante Nathália Prado escolheu a abordagem da educomunicação, que, segundo o estudioso do tema, Ismar Soares, é um conjunto de ações de planejamento, implementação e avaliação de processos, com o objetivo de criar ecossistemas comunicativos e renovar as práticas sociais.

O último passo para a concretização do projeto foi a apresentação no 8º Colóquio de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, que aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, no Auditório Carvalho, Piso 4, Bloco B3 no Campus II da universidade.

Nathália apresenta o seu projeto educomunicativo à comunidade em colóquio (Foto: Abner de Souza)

Gostou de conhecer o projeto da futura jornalista? Então comente aqui embaixo o que você acha que mais transformou a vida das crianças!



Nome do projeto: Encenando a realidade: as consequências das fake news na sociedade através de uma peça teatral
Ano: 2023
Autor: Nathália dos Santos Prado
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários