Pascom Mirim: projeto educomunicativo abre espaço para protagonismo jovem por meio de oficina fotográfica

Ágata Vieira

Oficina fomentou o protagonismo juvenil (Foto: Diogo Novaes)

O aluno do 7° termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Abner de Souza Eraclide, desenvolveu um projeto educomunicativo voltado para a experiência fotográfica de jovens no meio religioso.

O projeto foi aplicado durante a disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora doutora Thaisa Bacco. A intervenção contou com três encontros e a atuação de sete jovens com faixa etária entre 11 e 14 anos de idade. Segundo o aluno, último encontro porém, foi dividido em três partes, sendo realizado durante três missas pela necessidade em atender todas as crianças envolvidas.

A escolha da temática para o projeto surgiu a partir da existência da Pastoral da Comunicação, também criada pelo estudante em Marabá Paulista (SP), cidade onde reside. A Pascom Mirim de acordo com Abner, foi fortalecida depois da pandemia da Covid-19, quando começaram a ser realizadas missas voltadas especialmente para crianças. "Então a gente pensou: por que não colocar as crianças para 'trabalharem' nessas missas, já que é uma missa própria para elas? Vamos desenvolver este chamado religioso delas", lembra.

Para isso, no entanto, era necessário uma capacitação com essas crianças,  tendo em vista que apenas uma delas possuía conhecimento da linguagem fotográfica e suas aplicações. 
 
As capacitações da oficina consistiram em ensinamentos que foram desde o conhecimento da linguagem fotográfica e suas técnicas, comportamento como profissionais da Pastoral da Comunicação, como fotógrafos até a ciência do importante papel desempenhado por cada membro.

Como resultado, as fotografias desenvolvidas durante a oficina foram publicadas ao longo do projeto no Facebook e Instagram da Paróquia. Abner conta que o fator do compartilhamento do material das crianças para além da comunidade, foi um diferencial para incentivá-las a participar ainda mais. Mônica Vasconcelos, uma das participantes que já fazia parte da Pastoral, afirmou: "A formação me ensinou como posso melhorar minhas fotos. Fico feliz quando as pessoas elogiam as fotografias que tiro".

União entre comunicação, educação e religião, tem surtido efeitos positivos no convívio pastoral (Foto: Mônica Vasconcelos)

“Em algumas missas, eu os supervisionava e em outras, eles tiravam as fotos sozinhos”, exemplifica Abner. O projeto possibilitou ainda que as crianças pudessem exercer o protagonismo e tomada de decisão.

Para o discente a experiência foi uma realização já que pôde unir a comunicação e educação, além de estar em contato com a religião. “Foi possível colocar dentro da Paróquia conhecimentos que eu tinha e também aperfeiçoar minha visão religiosa sobre a fotografia”, conclui.



Nome do projeto: Pascom mirim: experiência educomunicativa com membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Terezinha de Marabá Paulista (SP)
Ano: 2023
Autor: Abner de Souza Eraclide
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários