“Jardim de imagens” é fotolivro que busca expressar elementos da natureza
Fabiana Vernize
Jardins são bem conhecidos e não são difíceis de encontrar. Agora, você já viu um jardim de imagens? Esta é a proposta de intervenção de educomunicação da estudante do sétimo termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Fernanda Claro. A partir de uma oficina de fotografia realizada com duas adolescentes, o projeto resultou em um fotolivro com fotografias de elementos da natureza produzidas pelas integrantes.
O projeto faz parte da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora doutora, Thaisa Bacco. A área de intervenção escolhida foi a educomunicação, na vertente “expressão da comunicação por meio das artes”.
“Sempre gostei de fotografia. Comprei uma câmera no início do ano, comecei a mexer e queria ensinar para alguém o que eu tinha aprendido”. A motivação, Fernanda já tinha, mas a busca por participantes foi longa. Amanda Rodrigues Vieira, 16, e Maria Júlia Rodrigues Henrique, 14, participantes da Igreja Assembleia de Deus, se interessaram em serem as “jardineiras” do fotolivro.
![]() |
Fernanda, Maria Júlia e Amanda se reuniram no Sítio Rei do Gado, em Anhumas, para produção do fotolivro (Foto: Cedida) |
CULTIVO DO JARDIM
A oficina ocorreu em um encontro apenas, no sábado, 20 de maio, com duração de três horas. Das 14h às 17h, Amanda, Maria Júlia e Fernanda cultivavam o fotolivro no Sítio Rei do Gado, localizado zona rural de Anhumas.
“No começo, eu não sabia muito bem como eu iria explicar”, Fernanda conta. A insegurança, porém, não predominou. “Conforme eu fazia as fotos, eu ia mostrando sobre ângulos, enquadramento. As dúvidas iam surgindo e eu explicava para elas. Como Amanda e Maria Júlia já eram amigas, o entrosamento ajudou a criar um vínculo e facilitar a aprendizagem”.
As fotos não substituíram as flores à toa neste jardim; o sonho nasceu do desejo de Fernanda em unir duas paixões. “Quando me mudei para a chácara, comecei a tirar foto da natureza. Acabei desenvolvendo o interesse em fotografia e juntei duas coisas que gosto: natureza e fotografia.”
![]() |
Maria Júlia quis tirar foto detalhe para dar destaque na abelha pousada na flor (Foto: Maria Júlia Henrique) |
![]() |
Amanda achou o gato “bonitinho” e decidiu fazer um retrato do felino (Foto: Amanda Vieira) |
COLHEITA
O fotolivro foi montado pelo Canva. Inicialmente, Fernanda criou um protótipo e, posteriormente, um PDF, disponível no link que Fernanda, Amanda e Maria Júlia divulgaram nas redes sociais. No total, foram produzidas 202 fotos, com 16 selecionadas para comporem o fotolivro.
“Nunca tinha tido a oportunidade de fotografar com uma câmera profissional, foi uma experiência muito divertida para mim”, Amanda conta. Para a amiga, Maria Júlia, também foi a primeira vez de uso de uma câmera profissional. Ela aprovou o resultado: “Achei que fizemos boas fotos”
O jardim de imagens floresceu além do esperado. “Gostei de ter ensinado para alguém, sinto que despertei a curiosidade em alguém. Foi um momento especial, em que eu estava compartilhando algo que eu gosto para alguém”, relata Fernanda.
Nome do projeto: Jardim de imagens: produção de um fotolivro online de elementos da natureza
Ano: 2023
Autor: Fernanda
Claro da Silva
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário