Estudante realiza oficina de produção de conteúdo para as redes sociais em Santo Anastácio (SP)

Nathália Prado

A estudante Milena Santos se apresentando no 8° Colóquio de Comunicação (Foto: Abner de Souza)

A estudante do 7° termo de Jornalismo, Milena Talita dos Santos, promoveu durante quatros encontros, uma oficina de produção de conteúdo para as redes sociais com funcionários do Educandário São José de Santo Anastácio (SP). 

O projeto foi desenvolvido na disciplina de educomunicação, ministrada pela professora doutora Thaisa Bacco e teve como objetivo apresentar ferramentas e capacitar os funcionários, na produção de conteúdo para as redes sociais da entidade.

O educandário atua há mais de 70 anos na cidade e atende aproximadamente 230 crianças e adolescentes. A estudante então viu a oportunidade de unir sua afinidade com as redes sociais, com a necessidade do local, já que os perfis no Instagram e Facebook se encontravam desatualizados.

Participaram dos encontros oito funcionários, entre freiras, assistentes sociais, educadoras e até mesmo um técnico em informática. E todo o material produzido por eles, foi divulgado no Instagram @educandariosa e no Facebook @EducandarioSaoJoseSA.


ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Milena conta que a ideia inicial era trabalhar com um jornal impresso da cidade, mas eles não aceitaram o projeto, então ela procurou o educandário, que de imediato abraçou a ideia.

Os encontros foram baseados na apresentação de exemplos do terceiro setor e como utilizar recursos para as produções. “Eu não podia simplesmente chegar e mostrar para eles como produzir textos, sendo que existem outros formatos de conteúdos para serem explorados.”, diz a estudante.

Além de apresentar técnicas de escrita jornalísticas, Milena levou a eles as noções básicas de fotografia, como produzir vídeos e aplicativos e programas que facilitam na hora de criar os conteúdos.

Participantes utilizando a plataforma Canva (Foto: Milena Talita)

Depois de já terem adquirido as noções básicas, os participantes então desenvolveram um cronograma de 15 dias, com conteúdos para as redes sociais e já partiram para a produção. Resultando em três vídeos, um carrossel e duas artes.


O QUE FOI ALCANÇADO?

Para a idealizadora do projeto, o desafio foi trabalhar com um público que não estava tão acostumada. “Eu lido mais com adolescentes, então trabalhar com um público mais velho me deixou um pouco apreensiva, mas foi muito legal, eles foram muito participativos, tiravam todas as dúvidas, traziam muitas ideias.”

E os participantes não a deixam mentir: “Aprendi sobre design da imagem, meios de postagem atrativos e como não poluir a imagem com muitas informações. A didática do curso foi muito boa, e acredito que consigo utilizar o conteúdo ensinado.” afirma Tatiane Calbente, educadora social da entidade.
 
Confira aqui um reels produzido pelos participantes durante o projeto.

Milena recebeu diversos elogios e até mesmo um pedido para que os encontros continuem acontecendo e ao ver que os envolvidos estavam felizes, se sentiu orgulhosa pelos trabalhos desenvolvidos.



Nome do projeto: Oficina educomunicativa de produção de conteúdo para as redes sociais com funcionários do Educandário São José de Santo Anastácio
Ano: 2023
Autor: Milena Talita dos Santos
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários