Estudante de jornalismo promove análise de documentário através da plataforma TikTok

Allana Gomes 

Allysson Fortaleza durante a apresentação da 8° edição do Colóquio Comunicação e Educação (Foto: Abner de Souza)

Você é uma das pessoas que passa horas conferindo vídeos curtos no celular pensando em participar desse meio? A verdade é que no mundo de hoje, qualquer pessoa pode se tornar um produtor de conteúdos. “Acredito que muitas pessoas têm ótimas ideias que fariam sucesso na internet, mas muitas vezes essas pessoas acabam desistindo por terem vergonha, não querem aparecer ou acham que precisam de uma super produção com equipamentos caros", disse o aluno Allysson Fortaleza, do 7° termo de Jornalismo, que desenvolveu o projeto de intervenção Arrasta pra cima: o uso da educomunicação para produção de conteúdo digital para o TikTok. 

Allysson realizou a oficina com a aluna de psicologia na Unoeste, Ana Julia Mancini. O trabalho compreendeu a produção de um vídeo jornalístico, atendendo os quesitos da rede social: Vídeos rápidos e na vertical. Ela uniu o uso da internet com a produção de um audiovisual e agregou novos conhecimentos, através da análise do documentário “Holocasto Brasileiro” (2016) onde retrata um hospício que mantinha seus pacientes presos em situações sub humanas.

Apesar da timidez, Ana Julia quis participar de novas experiências: “ Achei incrível me desafiar e descobrir que eu consigo fazer todas as etapas de uma produção para a internet no meu celular." 

Processo de edição da análise do documentário (Foto: Ana Julia Mancini)

Um projeto livre de custos, pois contou com a utilização do aplicativo gratuito Caput para a edição, e com três encontros online, realizados entre os dias 07 a 14 de Maio, através da plataforma skype, onde foram realizadas atividades, troca de informações e auxílio na edição do vídeo. 

Após ser postado no TikTok, Allysson e Ana Julia divulgaram o link nos perfis pessoais do Instagram, chamando novos olhares para assistirem o resultado. 

Confira o vídeo aqui.


A EDUCOMUNICAÇÃO NO PROJETO DE INTERVENÇÃO

A Educomunicação é um campo teórico-prático aplicado no ambiente escolar integrando as duas áreas, promovendo o aprendizado de maneira participativa e ativa, utilizando a mídia como ferramenta pedagógica, e tendo como resultados positivos, o pensamento crítico, comunicação e criatividade. 

Ao aplicar a Educomunicação, deve-se tomar cuidado ao utilizar as mídias no processo de aprendizagem, garantindo uma abordagem adequada, segura e que o aprendiz em questão tenha a compreensão adequada sobre o uso das redes. 



Nome do projeto: Arrasta pra cima: o uso da educomunicação para produção de conteúdo digital para o TikTok
Ano: 2023 
Autor: Allysson Altino Fortaleza de Souza 
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários