Crianças criam suas próprias histórias a partir de narrativas bíblicas

Fernanda Claro

A estudante Fabiana Vernize juntamente com as crianças participantes do projeto (Foto: Fabiana Vernize)

A estudante do 7° termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Fabiana Vernize Martos,  realizou o projeto “Todos têm uma história para contar” fruto da disciplina de Comunicação e Educação, com o objetivo de fomentar o pensamento crítico-reflexivo das crianças participantes, as incentivando a criar suas próprias histórias a partir de narrativas bíblicas.

A estudante usou expressão comunicativa através das artes, uma das áreas de intervenção da Educomunicação, como metodologia o projeto contou com  momentos de leitura, rodas de conversa com as crianças, explicação da jornada do herói e por último a produção das histórias.

Ao todo, onze crianças participaram do projeto, todas entre 9 e 11 anos de idade, foram realizados cinco encontros, feitos aos domingos na Igreja Presbiteriana do Brasil de Presidente Prudente. 

No primeiro encontro, Fabiana fez a leitura da história bíblica de Adão e Eva, em seguida foi feita uma roda de conversa em que os participantes puderam refletir sobre o conteúdo lido.

“No início, fiquei com um pouco de medo, pois estar com crianças demanda autoridade e eu nunca tinha feito algo parecido antes, mas aos poucos fui me soltando e aprendendo a lidar com as crianças’’, conta a estudante sobre sua experiência em relação ao primeiro encontro.

No segundo encontro, Fabiana explicou sobre a jornada do herói, usando de exemplo as histórias bíblicas de Jacó e Ester.

“Decidi falar sobre a jornada do herói para eles, pois ela serve como uma base para se montar uma narrativa, é uma forma universal de escrever, e na bíblia praticamente todas as histórias possuem uma jornada do herói’’, explica a futura jornalista.

Fabiana na sala onde as crianças ficam durante o culto (Foto: Cedida)

Já no terceiro encontro, foi realizada a produção das histórias, cada criança criou sua própria narrativa, de tema livre, Fabiana acompanhou todo o processo dando algumas sugestões e auxiliando as crianças no que era solicitado. 

Registro do momento em que as crianças começaram a produzir suas histórias (Foto: Fabiana Vernize)

No quarto encontro, foi feita a exposição das histórias finalizadas, as crianças apresentaram suas narrativas e foram registradas fotos para serem postadas no Instagram da igreja.

Já no quinto e último encontro, os participantes fizeram uma avalição do projeto, quando cada criança pode expressar suas opiniões por meio de um pequeno texto que refletia seus pensamentos sobre tudo o que fizeram.


RESULTADOS ALCANÇADOS

Fabiana conta que,  para ela, a realização do projeto foi como um ponto de partida para algo maior: “Nunca pensei nisso como uma possibilidade, porém gostei muito da experiência e gostaria de trabalhar com crianças novamente’’, declara.

A exposição das narrativas foi feita por meio do perfil do Instagram da Igreja Presbiteriana do Brasil de Presidente Prudente.


AVALIAÇÃO

Sara Mendonça Leone, de 9 anos, foi uma das crianças participantes do projeto e conta que gostou muito de tudo: “Eu gostei muito das aulinhas, eu achei divertido e legal e a prof também é muito legal. O que eu aprendi foi que todos nós temos emoções, tipo: medo, tristeza, alegria, raiva, inveja, etc. A prof ensinou também partes sobre uma história, foi muito divertido, ela até pediu para a gente criar uma história sobre algo que aconteceu, criar algo, fazer histórias em quadrinhos, etc.”, declara.



Nome do projeto: Todos têm uma história para contar: experiência educomunicativa a partir do uso de narrativas bíblicas
Ano: 2023
Autor: Fabiana Vernize Martos
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários