Crianças criam playlist de samba-enredo para estudar a Era Vargas

João Pedro Roque 

Primeiro encontro com a turma do 9º ano D na sala de aula (Foto: Jaqueline Félix)

Quem nunca ouviu aquele comentário de um colega na escola, que aulas de histórias são sempre chatas e nada de inovador acontece? A aluna do 7º termo de Jornalismo, Jaqueline Rita Martinez Félix, provou que isso é apenas boatos e desculpa de quem não está a fim de aprender. A estudante foi capaz de tornar o conteúdo do 9º ano D mais atrativo para os adolescentes, por meio de um projeto de intervenção de educomunicação, utilizando músicas brasileiras, para mergulhar na Era Vargas.

A ideia do projeto, consistiu em pesquisas musicais do Período Vargas (1930 -1945). Como a turma inteira estava acompanhando nas aulas esse fato histórico, as músicas trabalhadas foram do gênero samba-enredo e através dessa mediação, os alunos foram capazes de analisar as canções e compreender todo o contexto daquele antigo cenário. 

Ao todo, foram 24 alunos envolvidos entre 14 e 16 anos, da Escola Estadual Ivo Liboni, Regente Feijó, (SP). Além de definirem as músicas específicas para auxiliar no conteúdo, os jovens montaram uma playlist na plataforma do Spotify, com algumas selecionadas. Todo esse processo levou cerca de um mês, dentro de um cronograma com nove encontros durante as semanas, ocorrendo nas terças-feiras e quartas-feiras.

Durante todo o processo, os alunos trabalharam em trio, aprenderam a manusear a plataforma de streaming e buscaram por muitas referências sonoras relacionadas ao tema. De 23 músicas encontradas, somente 10 foram disponibilizadas para o produto final.


PLAYLIST CAFÉ COM LEITE OU CHURRASCO

Para escutar a seleção de músicas completa, clique aqui.

Café com Leite ou Churrasco, foi o nome dado pelos próprios estudantes a playlist com as músicas daquela época, o nome faz uma analogia a mudança de governo, de República Oligárquica para Era Vargas. A escolha do gênero musical teve como finalidade facilitar o processo de aprendizagem referente ao conteúdo, afinal o gênero samba-enredo surgiu na década de 1930.

Apresentação do projeto final realizada pelos alunos do 9º ano D (Foto: Jaqueline Félix)

O projeto final cumpriu com o propósito, os resultados foram bastante positivos, segundo a idealizadora do trabalho, Jaqueline Félix: "Eu senti um orgulho de mim, é gostoso ver o seu projeto pronto. Eu já pensei em dar aulas e agora com esse trabalho eu tive a oportunidade de experimentar e viver essa experiencia".

Os resultados do projeto de intervenção, repercutiram por toda a escola, o coordenador pedagógico, também ficou muito satisfeito com o desempenho dos adolescentes: "Acredito que os alunos tenham tido um aprendizado significativo, principalmente na questão de conhecer o novo em relação às músicas, que eles nao estao habituados, e conhecer um período da história através das músicas", afirma João Henrique.



Nome do projeto: Compasso Histórico: Experiência Educomunicativa Com o Uso de Streaming de Músicas no Ensino Fundamental II
Ano: 2023
Autor: Jaqueline Rita Martinez Félix
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários