Alunos da Unoeste debatem impacto das mídias em projeto educomunicativo

Isabela Gomes

Convidados participam de todo o processo de edição dos vídeos (Foto: Cedida)

Realizado pelo oitavo ano seguido, o evento “Colóquio Comunicação e Educação” feito pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste no curso de Jornalismo obteve resultados positivos com os alunos do 7º termo da instituição. Ao todo, a iniciativa foi dividida em dois dias e contou com 21 apresentações, em que foram abordados temas como a importância da capacitação do manuseio das mídias em igrejas e empresas até a inclusão de bate-papos sobre empoderamento feminino.

Um dos projetos apresentados foi o de João Pedro Bucchi sobre o tema “Reflexões educomunicativas: Análise do documentário ‘Quem matou Eloá’ em paralelo com os episódios recentes de ataques em massa no Brasil”. Com a participação de três estudantes também da Unoeste, o graduando debateu sobre o impacto que a mídia possui nos dias atuais e como pode interferir em casos policiais, como no documentário utilizado para as reflexões em grupo.

De acordo com Bucchi, a ideia em falar sobre o assunto surgiu por meio de uma publicação vista no Twitter. “Estava utilizando o aplicativo e vi um tweet sobre o programa ‘Linha Direta com Pedro Bial’ sobre o Caso Eloá que aconteceu em 2008. Como já sabia um pouco sobre o ocorrido e me interesso por documentários jornalísticos, tive a ideia de fazer o projeto sobre como foi o trabalho da imprensa no fato e como isso impactou tanto a família da vítima quanto a população num todo”, explica.

Além disso, o estudante conta que os convidados que participaram do trabalho receberam a proposta com muita dedicação e interesse. “Os convidados tinham entre 19 a 23 anos, e consequentemente não sabiam muito sobre o documentário por conta que eram crianças no ano em que o material foi produzido. Para a minha surpresa, cada um se empenhou em aprender o que eu queria passar e pude ver a surpresa deles em entender mais sobre a imprensa e qual o papel dela na comunicação”, ressalta.


EDUCAR TAMBÉM É COMUNICAR

Primeiro encontro do projeto realizado no Skype (Foto: Cedida)

O trabalho de reflexão sobre o documentário contou com três encontros, sendo divididos em etapa de contextualização sobre o assunto e apresentação da ideia por meio da rede social Skype, gravação sobre o que cada participante tinha entendido no estúdio de TV da Escola de Comunicação e edição dos materiais pelo software Adobe Premiere. Bucchi pontua que os estudantes participaram de todas as etapas da proposta e compreenderam que a educação também está atrelada à comunicação, e que projetos como o dele auxilia no crescimento da educomunicação no Brasil.

Segundo João, no começo estava apreensivo em iniciar o trabalho, mas foi surpreendido com os bons resultados ao longo do desenvolvimento. “Eu tinha muito medo de fazer o projeto, não tinha a menor experiência na área de ensino e no primeiro momento fiquei bem receoso, não sabia como iria passar o conteúdo para as pessoas. Porém, foi uma experiência muito legal, achei que rendeu bastante, o pessoal estava bem engajado com o tema e quiseram realmente aprender, o que facilitou o meu trabalho, e penso em dar continuidade a iniciativas como essa em oportunidades futuras”, declara.

Para o participante do termo de publicidade e propaganda, Eduardo Lapenta, foi uma experiência única. “Participar do trabalho foi muito interessante. A abordagem apresentada me fez refletir sobre diversos pontos relacionados ao tema, me deixou mais atento aos casos sensacionalistas e como a repercussão dos mesmos pode acarretar diversas consequências”, finaliza.


RESULTADOS FINAIS

O projeto foi finalizado com o depoimento dos três estudantes em um vídeo no YouTube, com a explicação de cada um sobre a influência da imprensa, principalmente em casos policiais, e as vivências pessoais durante o período de estudo. O material teve 72 visualizações e comentários do público sobre a importância de iniciativas como a de João.

Confira o vídeo clicando aqui.



Nome do projeto: Reflexões educomunicativas: Análise do documentário “Quem matou Eloá” em paralelo com os episódios recentes de ataques em massa no Brasil
Ano: 2023
Autor: João Pedro Bucchi
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

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