Aluna ensina criação de conteúdo para jovens católicos nas redes sociais

Livia Alves

A estudante reunida com os jovens católicos participantes do projeto no segundo encontro (Foto: João Silva)

Unir redes sociais com religião pode parecer uma ideia inusitada quando apenas falamos, mas quando resolvemos juntar com jovens, a ideia começa a fazer mais sentido, na prática rendeu um projeto e tanto na disciplina de Comunicação e Educação da aluna de jornalismo, Maria Eduarda Souza. A estudante produziu uma oficina de criação de conteúdo para as redes sociais com cinco jovens católicos na cidade de Álvares Machado, incluindo ela, ajudando-os a criar vídeos e fotos, explicando sobre ângulos, iluminação e criatividade de ideias.

Prova de que a aluna obteve sucesso na execução de seu projeto é que as redes sociais utilizadas para criação e publicação de conteúdo conseguiram atingir um número de 200 seguidores em apenas três dias, diante de uma dura produção de 60 produções em quatro encontros.

A estudante teve a ideia de produzir esta oficina por conta da necessidade de ensinar leigos a produzirem conteúdos que expressassem os sentimentos deles sobre os encontros. “Fiz este projeto porque gosto da área da comunicação, os jovens não sabiam utilizar as redes sociais para criação de conteúdo, então quis ensiná-los”, explicou a aluna, que já teria que fazer esta produção e resolveu unir útil ao agradável. 


OPINIÕES EXTERNAS

Tanto o público que participou do projeto, quanto o público do Instagram e do WhatsApp aprovaram a oficina de criação, os jovens em geral disseram que foi uma ótima experiência e servirá para auxiliar em casos que precisem da mesma empolgação. 

Pessoas que assistiram a oficina de forma presencial e nas redes, elogiaram seu projeto, a estudante recebeu mensagens de dizendo coisas como…

Algumas mensagens que a estudante recebeu em seu WhatsApp (Foto/Reprodução: Maria Eduarda/WhatsApp)

Já os coordenadores do grupo também só rasgaram elogios ao projeto, dando ênfase na questão de que era algo novo que nunca havia acontecido com eles antes.


CONTEÚDOS CRIADOS

Para saírem um pouco da seriedade, a aluna resolveu trabalhar com conteúdos de entretenimento nas postagens também, como, memes e humor através de publicações no feed e nos stories, jogos e quizzes interativos através de interações com emojis nos stories e vídeos engraçados e pequenos tanto no feed quanto nos stories também, “As postagens foram realizadas nos dois formatos para abranger todos públicos, pois a página ainda não tinha muito engajamento na época, nos stories são conteúdos que somem com mais rapidez, já no feed a duração é maior”, disse a aluna Maria Eduarda Souza.

Eles também produziram diversas lives e vídeos que fizeram com que os jovens interagissem mais e também se sentissem mais à vontade. Diversos foram feitos com os bastidores do acampamento dos jovens e da prática deles tanto na parte interna como na cozinha.

Boomerang de uma gravação para os stories da página (Foto/Reprodução: Maria Eduarda/Instagram)

Em geral, a estudante achou o desenvolvimento do projeto muito bom, os participantes fizeram ótimas produções com bom humor durante as atividades.

A rede social com os conteúdos criados é o Instagram: @ccemjunior.



Nome do projeto: Projeto de educomunicação: Oficina prática com jovens católicos de Álvares Machado para criação de conteúdo nas redes sociais
Ano: 2023
Autor: Maria Eduarda Vasconcellos de Jesus Souza
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários