Aluna de jornalismo aplica workshop de fotografia e rede sociais no primeiro setor

João Pedro Bucchi

Trabalho envolveu 10 funcionários de 30 a 55 anos de diversos setores da empresa (Foto: Divulgação/Prudenco)

Procurando integrar às práticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação e criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos, o termo “educomunicação” vem ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais.

Pensando nisso, a aluna Isabela Gomes, do 7º termo de jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), colocou em prática na Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), onde realiza seu estágio, uma proposta educomunicativa na área de intervenção gestão da comunicação: um workshop para capacitar 10 servidores de limpeza nas áreas de fotografia e redes sociais.

“Eu dividi [o workshop] entre a parte teórica e a prática. A teórica eles não sabiam muitas coisas, então às vezes eu falava de enquadramento, de ângulos, mas na prática eles super se soltaram”, disse Isabela.

A ideia de realizar um workshop surgiu após a aluna ver em grupos da empresa no WhatsApp algumas imagens, quase sempre tremidas e escuras, que eram tiradas pelos trabalhadores.

No passado, Isabela já havia dado aulas de teclado para crianças e adolescentes, mas essa foi sua primeira experiência como educadora, o que causou nela uma certa apreensão.

“Deu um medo, principalmente deles não me levarem a sério, porque eu sou uma estudante e também sou estagiária lá, eles possuem bem mais tempo de casa, tinha medo das pessoas pensarem ‘o que ela quer ensinar pra gente?’, mas no final deu tudo certo”, comentou.


PASSO A PASSO 

O workshop foi aplicado no decorrer de quatro encontros presenciais.

O primeiro tratou das redes sociais: quais são as mais utilizadas em 2023; como utilizá-las de modo saudável no ambiente de trabalho e o perigo das fakes news.

O primeiro encontro ocorreu no dia 20 de abril na sede da Prudenco (Foto: Cedida/Isabela Gomes)

O segundo falou de fotografia: planos fotográficos, ângulos, regra dos terços e a mensagem que as fotos transmitem para o público.

Isabela utilizava fotografias realizadas pelos próprios alunos para usar como exemplo nas aulas (Foto: Cedida/Isabela Gomes)

O terceiro foi uma cobertura dos serviços de zeladoria no bairro São Matheus e no IBC, onde foi colocado em prática o que havia sido aprendido no encontro anterior.

Imagem realizada de um funcionário fazendo a limpeza do IBC aconteceu para a realização da primeira edição da Feira Regional de Economia Criativa (FREC) (Foto: Divulgação/Prudenco)

E o quarto e último foi um café da tarde de encerramento, quando cada um dos participantes recebeu um diploma de conclusão, para incentivá-los a seguirem estudando.

Um dos participantes, Rafael Alves Palin, recebendo das mãos de Isabela o seu certificado de conclusão (Foto: Cedida/Isabela Gomes)


RESULTADOS

Além da capacitação dos profissionais no uso de redes sociais e na prática fotográfica, um ponto que Isabela percebeu uma evolução foi no relacionamento dos participantes, que por serem de setores diferentes não possuíam tanta intimidade.

“No começo, nas aulas teóricas, eles não conversavam muito uns com os outros, ficava cada um no seu cantinho, mas depois eles super se soltaram, acho até que isso melhorou a relação entre eles mesmo no trabalho”, destacou.


RELATOS DE PARTICIPANTES

A margarida Rafaela Teixeira agradeceu a oportunidade e disse que espera que a empresa disponibilize mais iniciativas como essa: “Agradeço muito essa oportunidade de aprender sobre o tema da fotografia. Espero que tenha mais outros tipos de temas, pois é muito bom para os colaboradores dessa empresa. Obrigado por esse conhecimento, Isa, isso renderá muitos frutos.”

Esse é o mesmo pensamento de Geraldo Dias, que queria que esse projeto seguisse sendo aplicado na empresa: “Achei ótimo. Esse curso deveria ser constante na empresa para novos aprendizados. Parabéns, Isa, já estamos com saudade.”



Nome do projeto: Workshop educomunicativo de fotografia aplicado no cotidiano do primeiro setor
Ano: 2023
Autor: Isabela Carvalhaes Gomes
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários