Projeto estimula alimento orgânico entre crianças do Colégio Cooperativo

 

Autora do projeto, Ana Flávia com os alunos participantes do projeto (Imagem: Denize Leirião)

Por: Alessandra Aoqui

A aluna do 7° termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Ana Flávia Corrêa Martin, é a autora do projeto “Semeando saúde: estímulo educomunicativo aplicado em vídeo sobre alimentação orgânica para crianças".

Este projeto teve como objetivo incentivar o consumo de alimentos orgânicos em alunos de 7 a 8 anos da rede particular de Presidente Prudente, por meio da produção audiovisual, para que eles aprendessem também a ter a prática de gravação de vídeo, por meio do celular. 

De acordo com Ana Flávia, a escolha da temática foi porque os alimentos orgânicos são mais saudáveis e deve ser incentivada desde a infância.

O projeto foi desenvolvido em quatro encontros presenciais, sendo o primeiro deles a apresentação da proposta e a temática que iria ser abordada. Nesse encontro, houve a elaboração do roteiro do vídeo, na qual cada aluno escreveu o entendimento sobre “o que é alimentação saudável”. No segundo encontro, os alunos puderam participar da gravação do vídeo e, nele, a produção foi dividida entre dois alunos, sendo um responsável pela gravação e o outro pela fala do roteiro e vice-versa. Já no terceiro, foi realizada uma horta orgânica, com o objetivo de incentivar o consumo do próprio alimento e, assim, os alunos puderam plantar sementes de alface, hortelã, manjericão e cebolinha. Por fim, o quarto encontro foi reproduzir o vídeo aos alunos e analisar os resultados obtidos em uma roda de conversa.

Primeiro encontro da autora do projeto com os alunos do Colégio Cooperativo (Imagem: Denize Leirião)

RESULTADOS

Sobre a sua experiência, a autora relata que achou enriquecedora, “porque vi que as crianças estavam interessadas em aprender sobre a gravação do vídeo e sobre o tema. Elas gostaram de todas as etapas do projeto e eu me senti grata em ensinar um pouquinho sobre o universo do jornalismo.”

O aluno Davi Batista Barbosa, de 7 anos, que participou do projeto diz que “o vídeo é importante porque mais pessoas vão poder comer alimentos saudáveis”.

Para a aluna Lorena de Sousa Lima, 7 anos, “foi muito legal plantar a semente e me ver no vídeo com os meus amigos”.

Ana Flávia em roda de conversa com os alunos falando sobre os resultados obtidos (Imagem: Denize Leirião)

O vídeo foi postado no Facebook e Instagram do Colégio Cooperativo. Depois de uma semana, há 298 visualizações no Facebook, 33 curtidas e 9 comentários. Enquanto no Instagram, há 1.105 visualizações, 56 curtidas e 4 comentários. 

Resultado do vídeo nas redes sociais Facebook e Instagram (Arte: Alessandra Aoqui)

Nome do projeto: “Semeando saúde: estímulo educomunicativo aplicado em vídeo sobre alimentação orgânica para crianças"

Ano: 2022

Autor: Ana Flávia Corrêa Martin

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br






Comentários