Projeto de educomunicação “Infoqueer” cria cartilha digital de comunicação LGBTQIA+

 

Segundo encontro do “Infoqueer” para a criação da cartilha de comunicação LGBTQIA+
(Foto: Cedida/Ramon Alves Diniz)

Por Thamires Fernandes

O aluno do 7º termo de jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Ramon Alves Diniz proporcionou aos alunos e público em geral, a criação de uma cartilha digital de comunicação sobre a comunidade LGBTQIA+. Usando a teoria da Educomunicação, o trabalho teve o objetivo de servir como um espaço seguro e propício para realizar a gestão da comunicação sobre os assuntos relatados na cartilha. 

A escolha da temática do projeto nasceu no ano de 2021, durante a apresentação de um trabalho voltado para a comunidade LGBTQIA+, no 6º Colóquio de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. O nome escolhido para o projeto vem da junção de duas palavras: “Info” que vem de informação e “queer” que remete à equidade.

O trabalho foi desenvolvido por meio de quatro encontros, que foram realizados no mês de maio, sendo todos realizados de forma on-line. O objetivo do projeto visava à construção colaborativa de uma cartilha digital de comunicação, por meio da discussão de termos, nomenclaturas e gírias da comunidade LGBTQIA+. 

Para a realização da cartilha, os participantes tiveram orientações sobre termos, nomenclaturas e gírias da comunidade LGBTQIA+.
Foto: Cedida/Ramon Alves Diniz

Por fim, os voluntários preencheram uma avaliação on-line. O projeto teve a participação de oito pessoas com idades entre 19 a 39 anos. A divulgação ocorreu pela página no Instagram (@infoqueer).
 
Ao final do projeto, Ramon avaliou seu projeto como bom e concluiu que o “Infoqueer” atingiu todas as expectativas criadas por ele. “É muito gratificante você saber que idealizou algo tão bacana e no final deu tudo certo, além de alguma forma ter ajudado as pessoas que participaram. Foi muito bom!.”

Guilhermina Batista, de 21 anos, participou do projeto e enalteceu a importância do documentário: "O Infoqueer foi uma experiência de aprendizado útil até mesmo para pessoas de dentro da comunidade. Por isso a importância de projetos como esse.” 

Thainá Sales, de 23 anos, uma das participantes do projeto de intervenção, conta que a partir da própria experiência foi capaz de sintetizar o objetivo que era pretendido pelo projeto. "Me senti muito incluída e confortável para compartilhar minhas experiências. Adorei conhecer a vivência dos meus colegas e isso me proporcionou acolhimento, mostrando que o mundo pode ter um pouquinho de esperança."

O projeto desenvolvido pelo discente ganhou o 2º lugar no evento voltado às apresentações dos resultados dos projetos de intervenções, 7º Colóquio de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, que aconteceu no dia 24 de maio de 2022.



Discente foi eleito ao 2º lugar no 7º Colóquio de Comunicação e Educação da Unoeste.
(Foto: Carlos Migotto)


Nome do projeto: "Infoqueer: a práxis educomunicativa aplicada à construção de uma cartilha digital de comunicação LGBTQIA+" 
Ano: 2022 
Autor: Ramon Alves Diniz 
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br



Comentários