Projeto de educomunicação capacita voluntários de centro social para o uso do Instagram
![]() |
Gabriel Nozabielli Bonfim durante apresentação de seu projeto no 7° Colóquio de Comunicação e Educação promovido pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Foto – Carlos Migotto)
Por: Fernando Santos
Você alcança o engajamento que espera no Instagram? De acordo com uma matéria do mLabs, site que oferece gestão de mídias sociais on-line, o não alcance do engajamento desejado na plataforma pode ser fruto de ações sem planejamento. Segundo a matéria, atitudes como essas diminuem o engajamento do perfil e podem até mesmo levar ao temido shadowban, ação de bloqueio do Instagram que impede o desempenho das postagens de forma não explícita.
Sabendo disso, o aluno do sétimo termo do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Gabriel Nozabielli Bomfim, desenvolveu um projeto de educomunicação com o objetivo de elaborar um planejamento interno de conteúdo para o Instagram do Centro Social “O Amor é a Resposta”, entidade filantrópica ligada à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Presidente Prudente-SP que, oferece apoio social a famílias carentes. De acordo com o estudante, a escolha do centro social para receber o projeto partiu da sugestão da professora que ministra a disciplina de Comunicação e Educação na faculdade, Thaisa Sallum Bacco. Na ocasião, tanto a professora quanto Gabriel acharam pertinente a junção dos conhecimentos sobre gerenciamento de redes sociais do estudante com a necessidade de ajustes na plataforma social do Centro Social.
Gabriel relata que na aplicação de seu projeto, além dos conceitos de comunicação e educação que foram focados na educação para os meios, todos os aprendizados adquiridos durante a graduação também foram essenciais para sua realização. Para o estudante, o curso de jornalismo traz aos graduandos a possibilidade de atuarem em diversas frentes. “O projeto envolve foto, vídeo, stories, trends, o poder do algoritmo, envolve tudo. Então se você pegar todas as matérias do curso de jornalismo que nós temos, esses elementos comunicativos estão presentes”, diz o estudante.
O estudante conta que o projeto educomunicativo foi bem aceito, já que há algum tempo os responsáveis pelo centro social pensavam em realizar a gestão da rede social de forma mais assertiva, porém não possuíam base para a ação. Gabriel relata que o entusiasmo dos parceiros foi tanto, que durante o primeiro encontro que foi reservado para a apresentação do projeto, já foram discutidas diversas possibilidades para serem colocadas em ação.
Comentários
Postar um comentário