Projeto de educomunicação capacita voluntários de centro social para o uso do Instagram

 

Gabriel Nozabielli Bonfim durante apresentação de seu projeto no 7° Colóquio de Comunicação e Educação promovido pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Foto – Carlos Migotto)

Por: Fernando Santos

Você alcança o engajamento que espera no Instagram? De acordo com uma matéria do mLabs, site que oferece gestão de mídias sociais on-line, o não alcance do engajamento desejado na plataforma pode ser fruto de ações sem planejamento. Segundo a matéria, atitudes como essas diminuem o engajamento do perfil e podem até mesmo levar ao temido shadowban, ação de bloqueio do Instagram que impede o desempenho das postagens de forma não explícita.

Sabendo disso, o aluno do sétimo termo do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Gabriel Nozabielli Bomfim, desenvolveu um projeto de educomunicação com o objetivo de elaborar um planejamento interno de conteúdo para o Instagram do Centro Social “O Amor é a Resposta”, entidade filantrópica ligada à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Presidente Prudente-SP que, oferece apoio social a famílias carentes. De acordo com o estudante, a escolha do centro social para receber o projeto partiu da sugestão da professora que ministra a disciplina de Comunicação e Educação na faculdade, Thaisa Sallum Bacco. Na ocasião, tanto a professora quanto Gabriel acharam pertinente a junção dos conhecimentos sobre gerenciamento de redes sociais do estudante com a necessidade de ajustes na plataforma social do Centro Social. 

Gabriel relata que na aplicação de seu projeto, além dos conceitos de comunicação e educação que foram focados na educação para os meios, todos os aprendizados adquiridos durante a graduação também foram essenciais para sua realização.  Para o estudante, o curso de jornalismo traz aos graduandos a possibilidade de atuarem em diversas frentes. “O projeto envolve foto, vídeo,  stories, trends,  o poder do algoritmo, envolve tudo. Então se você pegar todas as matérias do curso de jornalismo que nós temos, esses elementos comunicativos estão presentes”, diz o estudante. 

O estudante conta que o projeto educomunicativo foi bem aceito, já que há algum tempo os responsáveis pelo centro social pensavam em realizar a gestão da rede social de forma mais assertiva, porém não possuíam base para a ação. Gabriel relata que o entusiasmo dos parceiros foi tanto, que durante o primeiro encontro que foi reservado para a apresentação do projeto, já foram discutidas diversas possibilidades para serem colocadas em ação.

Gabriel Bomfim junto à assistente social, Genilda Ribeiro e Elisabeth Souza, psicóloga que atuam no centro social (Foto- Gabriel Bomfim)

 

A APLICAÇÃO

Todo o projeto foi pensado por Gabriel para estabelecer uma rotina de planejamento interno de conteúdo para o Instagram da entidade, o intuito foi o de gerar maior engajamento para a conta. Após a primeira etapa, que foi a de apresentação do projeto aos responsáveis da instituição, foram realizadas reuniões de forma esporádica, comumente as terças e sextas-feiras durante as quatro semanas em que foi aplicado. Os encontros ocorreram na sede do centro social, com exceção do encontro de fotografia que foi ministrado onde o projeto faz atividades sociais em um de seus bairros assistidos. 

Registro do encontro psicossocial para mulheres oportunidade em que foi ministrada a oficina de fotografia aos participantes do projeto (Foto – Gabriel Bomfim)

O projeto foi aplicado aos parceiros por meio da metodologia de conversação. Durante o processo, foram debatidas as necessidades comunicacionais do perfil do centro social no Instagram, pontos importantes do projeto e as ferramentas para aumentar o engajamento da conta na rede social. De acordo com os resultados apresentados pelo estudante no 7° Colóquio de Comunicação, ao final da aplicação do projeto educomunicativo o número de seguidores do Instagram do centro social aumentou consideravelmente se comparado ao número inicial que se mantinha estático em 199.

Apresentação do número de seguidores do perfil do centro social aos participantes do 7° Colóquio de Comunicação e Educação ( Imagem retirada dos slides da apresentação – Gabriel Bomfim)

Em sua apresentação, o estudante mostrou que, com o início do projeto, a conta ganhou mais nove seguidores apenas com a criação da biografia do perfil. Gabriel relata que, com a aplicação dos conceitos transmitidos durante o projeto, a perspectiva é que esse número continue crescendo.

Nome do projeto: Planejamento de conteúdo para as redes sociais de um centro social: vivência prática educomunicativa
 
Ano: 2022
 
Autor: Gabriel Nozabielli Bonfim
 
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br









Comentários