Metáforas em campo: uma experiência educomunicativa sobre a produção de vídeos sobre a teoria do newsmaking
![]() |
Aluno Caio Gervazoni durante gravação do vídeo (Foto: Cedida) |
Por Carlos Migotto
Caio Gervazoni, do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, desenvolveu um projeto de educomunicação alinhando conceitos da teoria de Newsmaking ao futebol. O aluno optou pela abordagem da educomunicação para desenvolver o projeto “Metáforas em campo: uma experiência educomunicativa sobre a produção de vídeos sobre a teoria de Newsmaking", da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Bacco.
O projeto é voltado à produção de dois vídeos educativos sobre a teoria do newsmaking, a serem publicados no canal da TV Escola de Comunicação, no YouTube. Os vídeos buscam associar em formas de metáforas os principais conceitos da vertente que compreende o universo da produção de notícias a termos característicos do futebol. Aplicação Para executar parte do projeto, o aluno utilizou as obras “Teoria do jornalismo”, de Felipe Pena, e “Teorias da comunicação”, de Mauro Wolf, para compreender e retirar conceitos do Newsmaking. Na sequencia, para se familiarizar com a produção de vídeo educativo, Caio consultou o Trabalho de conclusão de Curso ‘’Produção de vídeos voltados à educação a distância no Ensino Superior”, de Fernanda Midori Samizava ,Iury Estevão Greghi, Mariana Aparecida Pinheiro Perussi, Raphael Marquezi Pereira e Taís Barbosa Nicoletti, formados pela Escola de Comunicação da Unoeste, em 2013. Segundo Gervazoni, “o início do projeto foi bastante animador até o mesmo se adoentar com uma virose e embolar o cronograma, que havia planejado para execução do projeto. Decidiu desenvolver o projeto deste modo por estar inserido, através do estágio, em um jornal impresso da cidade e perceber que a função que executo no dia a dia como repórter. Como sou amante do futebol, decidi relacionar as expressões do esporte bretão às principais palavras-chave do Newsmaking, como forma de tornar o entendimento da teoria algo mais simples e agradável, principalmente para quem pretende seguir ou está na área de comunicação e gosta da área esportiva.” Conclusão A partir daí ,o estudante de jornalismo escreveu os roteiros para elaboração de dois vídeos de dois minutos, gravou os takes que irão para os vídeos, disponíveis no canal da TV Escola Unoeste. _______________________________________________________________________________ Nome do projeto: Metáforas em campo: Uma experiência educomunicativa sobre a produção de vídeos sobre a teoria do newsmaking Ano : 2022 Autor : Caio Vitor de Oliveira Gervazoni Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br |
Comentários
Postar um comentário