Estudante realiza oficina educomunicativa em moto clube de Presidente Prudente
![]() |
Print do 1° encontro de maneira on-line para a realização do projeto de intervenção (Foto: Fernando Santos) |
Por: Gabriel Bonfim
Sobre o título “mídia a favor: projeto educomunicativo sobre o poder da comunicação aplicada ao indivíduo”, o aluno Fernando Santos do 7° termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, desenvolveu uma oficina de comunicação voltada para a realização de reuniões para o moto clube Brigada dos Lobos em Presidente Prudente (SP), sob a supervisão da professora doutora Thaisa Sallum Bacco.
Essa oficina foi realizada com cinco membros do grupo que ocupam posições de comando, tendo idades entre 23 e 35 anos. Foram realizados três encontros de modo on-line, via Google Meet, com duração média de 40 minutos cada.
O primeiro encontro teve como objetivo propiciar a compreensão dos processos comunicativos e sua importância. No segundo encontro foram apresentadas ações e práticas para a melhora da comunicação interna do moto clube.
Para finalizar a oficina, o terceiro e último encontro serviu como uma revisão do conteúdo estudado, com a disponibilização de instruções para elaboração das pautas e atas de reunião.
DESAFIOS
Os integrantes do moto clube se mostraram bastante interessados na proposta oferecida pelo aluno para melhorar a comunicação interna da subsede, tanto que Fernando lhes apresentou várias propostas e a organização de reuniões foi a escolhida pelo clube, já que eles mesmos consideraram essa a maior dificuldade que eles tinham.
Fernando pontua sobre um desafio que sentiu foi o ajuste de horários nos encontros. No planejamento inicial do aluno, eram para ser realizados cinco encontros, mas por conta desses ajustes de horários de ambas as partes foram realizados três encontros, “mas não teve perda de qualidade de conteúdo, tivemos apenas que realizar alguns ajustes no cronograma” garante Fernando.
PRÉ E PÓS-PROJETO
As reuniões realizadas pelo moto clube tem como objetivo as decisões que serão tomadas para o seu bom andamento, como por exemplo os eventos, ações sociais e viagens “sendo essa a essência do moto clube” conta Santos.
Esses encontros são realizados todas as segundas-feiras com os membros do alto escalão do moto clube.
Antes da realização do projeto de intervenção, os membros não tinham uma organização para executar e comunicar os objetivos daquela determinada reunião.
“A rede de contatos do grupo já era bem formulado, eles só não tinham o modus operante para a execução da reunião” conta o estudante.
Agora, depois da implementação do projeto as reuniões continuam sendo todas as segundas, sendo conduzida de um modo mais objetivo, “o que arrancou elogios por parte dos membros do clube” assegura Fernando.
![]() |
Planejamento da ata e pauta de reunião depois da implementação do projeto (Foto: Fernando Santos) |
RESULTADOS ALCANÇADOS
Após a execução do projeto, os membros que participaram da oficina avaliaram a implementação positivamente. João Emilio Neto, diretor do moto clube, disse sobre a importância da comunicação aplicada a grupos sociais “Identificando para quem a mensagem será transmitida, podemos usar técnicas para que o receptor absorva de forma mais clara possível” explica João.
Além do diretor, o sargento de armas Matheus Cruz elogiou o projeto de intervenção e completou dizendo que gostaria de aprender mais técnicas de comunicação como a oratória “Aprender mais técnicas de como falar em público e de como aprender a atenção no uso da comunicação” completa Matheus.
E não foram só os integrantes que gostaram do resultado final do projeto, o próprio Fernando já pensou em seguir isso como um plano de carreira “Quem sabe para a parte educacional, um mestrado, é um caminho importante a se pensar”.
![]() |
Fernando Santos na apresentação do seu projeto no 7° Colóquio de Comunicação e Educação realizada na Escola de Comunicação (Foto: Carlos Migotto) |
Nome do projeto: Mídia a favor: projeto educomunicativo sobre o poder da comunicação aplicado ao indivíduo
Ano: 2022
Autor: Fernando Santos
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário