Estudante de jornalismo promove debate sobre intolerância religiosa em escola de ensino médio

 

Turma do Ensino Médio da Escola Êxito localizada em Regente Feijó SP, que participou do projeto, junto do aluno de Jornalismo Leonardo Bosisio Gomes (Imagem cedida por Leonardo Bosisio)

Por: Graziela Ramos

Dados apontados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que o número de denúncias por intolerância religiosa cresceu altamente nos últimos anos no Brasil, uma vez que, em 2018, foram constatadas 3.290 queixas, já em 2021 os números chegaram a 15.296.

Esse fato preocupante e digno de atenção levou o aluno do 7º termo de Jornalismo, Leonardo Bosisio Gomes, desenvolver o projeto educomunicativo intitulado “Vamos falar de intolerância religiosa?: O uso de vídeodocumentário para reflexão sobre o respeito às diferenças em atividade de educomunicação”, que pudesse promover reflexões e debates em cima do tema, a fim de que mais pessoas conseguissem visualizar essa realidade e compartilhar da causa do respeito e aceitação de todas as religiões, independentemente de crença, uma iniciativa que veio a partir da disciplina de Comunicação e Educação desenvolvida pela Professora Thaisa Bacco.

Para tal proposta, foi escolhido como público-alvo alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Êxito localizada em Regente Feijó SP, que de acordo com Leonardo, são os indivíduos ideais para gerar uma transformação "Levando em consideração que os estudantes de todo o país serão as pessoas que futuramente ocuparão cargos de relevância política e social, não existe lugar melhor para debater a questão do que dentro da escola, local onde as bases de formação racional são criadas." 

Ao todo, foram realizados três encontros, que além de mostrar e explicar os dados nacionais referentes à intolerância religiosa no Brasil e expor canais de denúncias, fez-se  uso do documentário premiado "Marcas da Fé", Trabalho de Conclusão de Curso realizado por alunos do curso de Jornalismo da Unitoledo, de Araçatuba (SP), a fim de que os alunos pudessem ter um contato direto com as mais variadas culturas religiosas que se encontram em nosso país, com o intuito de causar assimilação com o preconceito que as rodeiam. 

A partir disso, os estudantes desenvolveram três publicações em cima do tema, que serão postadas no canais de comunicação da escola, com o objetivo de comover mais pessoas sobre o assunto.

Publicações realizadas pelos estudantes a partir da reflexão sobre o tema intolerância religiosa (Imagens cedidas por Leonardo Bosisio)


RESULTADOS

O término do projeto se deu a partir da exposição dos resultados finais no 7º Colóquio de Comunicação e Educação, realizado pela Escola de Comunicação e Estratégia Digitais no dia 24 de Maio de 2022, no auditório Primavera, em que foram relevados alguns feedbacks da proposta.

Aluno Leonardo Bosisio apresentando o projeto sobre intolerância religiosa no 7º Colóquio de Comunicação e Educação desenvolvida pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais (Foto cedida Carlos Migotto)


Luana Carvalho, uma das alunas participantes, afirma que conseguiu compreender como funciona as outras religiões e a importância da diversidade religiosa para cada indivíduo. “Adorei os debates, foram muito importantes para nossa formação crítica como cidadão”. Já a aluna Maria Fernanda Félix chama a atenção para a questão do preconceito, ela afirma que a intolerância religiosa está presente na nossa sociedade desde sempre, e isso precisa ser mudado urgentemente. “Ninguém deve sofrer ameaças, ódio e repulsa por se encontrar na fé.”

Sobre sua experiência com os jovens da escola , Leonardo afirma que sai muito satisfeito do projeto de intervenção por ver o envolvimento dos alunos com um tema que, muitas vezes, não é dado muita atenção por eles, mas que entendem a necessidade de debater. “Os jovens serão os adultos que irão mudar o mundo amanhã, investir na juventude nunca é um investimento perdido.”

Nome do projeto: “Vamos falar de intolerância religiosa?: O uso de vídeodocumentário para reflexão sobre o respeito às diferenças em atividade de educomunicação”
Ano: 2022
Autor: Leonardo Bosisio Gomes 
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br






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