“Diário de uma Receita”: discente promove incentivo à leitura por meio da produção de boletim informativo
Thamires Fernandes revela que trabalhar com o público infantil esteve em sua pauta acadêmica desde o início da graduação (Foto: Cedida/Thamires Fernandes)
Por Ramon Diniz
Nos anos iniciais de formação do indivíduo, a capacitação para a leitura mostra-se fundamental no auxílio à construção do conceito de mundo em que a criança está inserida. Neste contexto de aprendizagem, o desafio não está na apresentação, mas, sim, no incentivo constante à prática, ideia abordada por Thamires Fernandes, 21, em sua intervenção da disciplina de Comunicação e Educação. A estudante do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste utilizou de uma oficina de boletim informativo para incentivar a prática no Colégio Presbiteriano de Presidente Prudente (SP).
Sendo fruto de uma disciplina que trabalha a interface entre as áreas da Comunicação e Educação, Thamires pôde aplicar, ao longo de seis encontros presenciais realizados no próprio colégio, teorias que são pauta nas aulas da docente Thaisa Bacco, orientadora do projeto. A discente explica que se inspirou na ideia de “ecossistema colaborativo” para a aplicação da oficina com 39 alunos de sete a nove anos de idade: “Isso diz respeito ao diálogo formado entre os participantes da ação e o organizador. Um diálogo construtivo”.
PRIMEIRAS IDEIAS
Thamires revela que nem sempre o projeto de intervenção teve o formato apresentado à comunidade. Antes, a ideia era trabalhar com a produção colaborativa de um audiovisual, mas alguns impasses fizeram a primeira definição cair: “Como a proposta dependia do uso de imagem e som dos participantes - neste caso, as crianças - houve alguns problemas com isso e foi necessário mudar o produto de última hora”.
Apesar da mudança, a estudante conta que manteve a postura e seguiu com a recomendação da orientadora: alterar somente o produto que a intervenção derivaria. Por conta do tempo e da menor demanda de produção, Thamires optou pela confecção de um boletim informativo.
Thamires revela que nem sempre o projeto de intervenção teve o formato apresentado à comunidade. Antes, a ideia era trabalhar com a produção colaborativa de um audiovisual, mas alguns impasses fizeram a primeira definição cair: “Como a proposta dependia do uso de imagem e som dos participantes - neste caso, as crianças - houve alguns problemas com isso e foi necessário mudar o produto de última hora”.
Apesar da mudança, a estudante conta que manteve a postura e seguiu com a recomendação da orientadora: alterar somente o produto que a intervenção derivaria. Por conta do tempo e da menor demanda de produção, Thamires optou pela confecção de um boletim informativo.
Reservado para a construção do boletim informativo, o quarto encontro estabeleceu a conexão transformadora entre participantes, mediadores e organizador (Foto: Cedida/Thamires Fernandes)
MÃO NA MASSA
Para validar a produção do boletim, Thamires explica que elaborou uma estratégia em que duas disciplinas específicas do Colégio Presbiteriano fizessem parte do processo, sendo elas Língua Portuguesa e Matemática. Mas como trabalhá-las de forma conjunta em um único produto? “Por meio de uma receita de pão de queijo”, brinca. E, sim. Essa foi a ideia acatada que serviu como base informacional para o boletim: “Como eu precisava de uma pedagoga para me auxiliar durante os encontros, conversei direto com a minha prima, Bruna, que é professora no colégio. E ela sugeriu a ideia do pão de queijo”.
Nos dois primeiros encontros, a discente explicou todo o conceito do projeto de Comunicação e Educação para os alunos: duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental que totalizaram 39 participantes. No terceiro, foi a vez da teoria sobre o boletim informativo ser pauta do encontro. Já na quarta reunião, os alunos puderam colocar a mão na massa - literalmente! - na realização da receita e no estudo de medidas e dinâmicas textuais por meio das aulas das disciplinas englobadas. No penúltimo encontro, houve a edição do material e, por fim, o sexto encontro tratou de apresentar os resultados para todos os envolvidos.
Para a realização da receita, os participantes tiveram orientações sobre medidas nas aulas de Matemática e gênero textual na disciplina de Língua Portuguesa (Foto: Cedida/Thamires Fernandes)
RESULTADOS DELICIOSOS
Além de pães de queijo especiais, a receita de sucesso aplicada no projeto de intervenção rendeu outro ponto ainda mais importante: a transformação do ambiente trabalhado e do idealizador como profissional e indivíduo social. “Foi uma experiência nova. Eu não imaginava viver dentro da faculdade. Foi gratificante. Recebi até desenho das crianças”, conta Thamires.
Além de pães de queijo especiais, a receita de sucesso aplicada no projeto de intervenção rendeu outro ponto ainda mais importante: a transformação do ambiente trabalhado e do idealizador como profissional e indivíduo social. “Foi uma experiência nova. Eu não imaginava viver dentro da faculdade. Foi gratificante. Recebi até desenho das crianças”, conta Thamires.
Thamires avalia a experiência com as crianças como "gratificante" e "especial", mesmo após mudanças de última hora na estrutura do projeto (Foto: Cedida/Thamires Fernandes)
No Colégio Presbiteriano, não foi diferente. Um dos participantes do projeto, Lucas Duarte Lima, 8, revelou o que mais conseguiu absorver dos encontros: “Na produção do boletim, a gente aprendeu que temos que prestar atenção no que estamos escrevendo. Tudo isso para que a pessoa consiga entender o que escrevemos”. Já Melissa Mello Gonçalves, 7, diz estar ansiosa por novos projetos como esse: “O que aprendi com o boletim foi muito bom, porque nós podemos fazer de novo mais pra frente. E dentro da sala de aula!”.
Quem também rasgou elogios à performance da intervenção foi a pedagoga Karina Fonseca Lima, 33. Ela participou dos encontros e teve a oportunidade de acompanhar todas as etapas - desde a produção até a apresentação final. “Gostaria de dizer que eu nunca vi as crianças tão empenhadas assim em uma oficina aqui na escola. Obrigada por todo o aprendizado”, pontua a professora.
Já na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, o projeto da discente foi galardoado com o 3º lugar em uma votação on-line realizada no 7º Colóquio de Comunicação e Educação, evento voltado às apresentações dos resultados das intervenções do semestre. “Foi uma surpresa! É uma alegria imensa saber que você está sendo reconhecido pelo seu trabalho. Fiquei muito feliz mesmo”, finaliza Thamires.
O projeto “Produção de boletim informativo educomunicativo como meio de incentivar o hábito da leitura e escrita a partir de receitas culinárias” (à esq.) ganhou o 3º lugar no 7º Colóquio de Comunicação e Educação da Unoeste, realizado no dia 24 de maio (Foto: Carlos Migotto)
Ficou curioso(a) com o resultado final do boletim informativo? Clique aqui e confira na íntegra.
Nome do projeto: "Produção de boletim informativo educomunicativo como meio de incentivar o hábito da leitura e escrita a partir de receitas culinárias"
Ano: 2022
Autor: Thamires Fernandes
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
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