Aprendendo com as diferenças: crianças produzem audiovisual em projeto de Educomunicação sobre inclusão

 

Letícia Ferdinando ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores trabalhos do 7º Colóquio de Comunicação e Educação. (Foto: Carlos Migotto)

Por Nathalia Salvato

Discutir sobre a importância da inclusão social com crianças foi o propósito do projeto de Educomunicação “Aprendendo com as diferenças: o uso do cinema como ferramenta educomunicativa para refletir sobre a inclusão social”, da aluna do 7º termo de jornalismo, Letícia Ferdinando, que apresentou seu trabalho no 7º Colóquio de Comunicação e Educação, realizado no dia 24 de maio, e ficou entre os três melhores projetos apresentados.

“Desde o começo eu quis trabalhar com crianças e com a temática ‘inclusão social’, mas a princípio a ideia era trabalhar com uma escola, e acabou não dando certo. Posteriormente, com a orientação da professora Thaisa, decidi fazer o projeto em uma turma de catequese, e foi sucesso, deu muito certo! A Paróquia Menino Jesus de Praga de Presidente Prudente acolheu a ideia e colaborou prontamente para que todo o processo pudesse ser realizado. As crianças participaram ativamente e demonstraram grande interesse durante o desenvolvimento do trabalho e todos os envolvidos foram sensibilizados de alguma forma”, relata Letícia.

A autora reuniu 13 participantes com idades entre oito e 10 anos, que frequentam a primeira etapa de catequese da Paróquia Menino Jesus de Praga de Presidente Prudente, em dois encontros. No primeiro encontro, ela exibiu o trailer do filme “Extraordinário” e um curta-metragem sobre inclusão social para despertar o interesse das crianças sobre o tema, e a partir disso, já no segundo encontro, os pequenos produziram um produto audiovisual onde eles entrevistam dois convidados, um deficiente visual e outro deficiente físico.

As perguntas da entrevista foram definidas ainda na primeira reunião, quando as crianças citaram questionamentos que gostariam de fazer aos entrevistados, e no dia da gravação surgiram novas perguntas, de forma espontânea.
 
“Importantíssimo termos projetos com esse cunho, onde conseguimos compartilhar um pouco sobre acessibilidade, preconceito e projetos como esses só fortalecem essa rede do bem”, comentou o vereador Douglas Kato, um dos entrevistados. 

Augusta Piai, de 8 anos, perguntou ao vereador Douglas Kato “É difícil o seu dia a dia?” (Foto: Letícia Ferdinando)

O outro entrevistado, professor Luiz Carlos Sousa, disse que “Foi maravilhoso porque as crianças tiveram a oportunidade de entender um pouco sobre como é nosso dia a dia. Devia ter mais projetos como esse, para trabalhar a questão da inclusão.”

Mariana Fazzano, de 9 anos, perguntou ao professor Luiz Carlos de Souza “Você é professor de qual matéria?” (Foto: Letícia Ferdinando)


COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 

O projeto é resultado da disciplina “Comunicação e Educação”, guiada pela professora Thaisa Sallum Bacco, que tem como objetivo esclarecer as vertentes dessa área e a aplicabilidade dos conceitos teóricos de Mídia-educação e Educomunicação. 

O trabalho “Aprendendo com as diferenças: o uso do cinema como ferramenta educomunicativa para refletir sobre a inclusão social” é um produto de Educomunicação que teve como área de intervenção “Educação para Comunicação”, setor que visa a compreensão do fenômeno da comunicação. O resultado final do projeto foi publicado no Youtube da Paróquia Menino Jesus de Praga Presidente Prudente.

Nome do projeto: “Aprendendo com as diferenças: o uso do cinema como ferramenta educomunicativa para refletir sobre a inclusão social”
Ano: 2022
Autor: Letícia Cristina Ferdinando da Silva 
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


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