Round 6 é tema de mesa-redonda e resulta em resenhas críticas produzidas por jovens em Presidente Prudente
Quem acompanha o mundo das séries sabe bem que Round 6 já faz parte do aclamado hall de produções cinematográficas. A trama sul-coreana é sucesso em todo o mundo, apresentando, de forma simples, um jogo, onde o vencedor torna-se milionário. Caso não chegue ao fim, o competidor pagará com a própria vida. A estudante do 8º termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Jady Alves, 22, organizou mesas-redondas com seis pessoas de 18 a 28 anos para uma discussão apurada sobre as críticas sociais apresentadas na série.
Após os três encontros, que ocorreram de forma remota, cada participante pode produzir uma resenha crítica sobre determinado episódio de Round 6. Os textos foram publicados em uma plataforma digital que recebeu o nome de “Reseinhas Fritas 1, 2, 3”; fazendo referência à alegoria “Batatinha Frita 1, 2, 3” do seriado sul-coreano.
Com um jogo que trilha o caminho de vida ou morte, ou ficar rico, a alegoria nos leva a várias reflexões acerca de coisas que já existem em nossa sociedade, é o que diz Ailime Gomes, 28, em seu texto: “O maior problema encarado seria uma comparação dos jogos envolvendo dinheiro com a nossa realidade, onde temos alguns programas que fazem isso conosco, colocando jogos para se vencermos ganharmos um dinheiro, para melhorar a vida, acreditando que essa é a melhor forma de conquistarmos algo.”
Os encontros foram peças práticas produzidas de acordo com as propostas determinadas pela disciplina de Comunicação e Educação. A matéria, ministrada pela professora e doutora Thaisa Sallum Bacco, foi desenvolvida durante o último semestre do curso de jornalismo. Seis resenhas. Este foi o número total de textos produzidos para o blog.
Cada um com diversas discussões sobre cada um dos episódios da série. O resultado, segundo a organizadora Jady Alves, é positivo. “Fiquei muito satisfeita com o resultado do projeto de intervenção, pois consegui alcançar o meu objetivo geral, que era despertar o olhar crítico dos participantes acerca das problemáticas presentes na série Round 6”, ressalta em seu projeto teórico.
Jady comenta que a primeira vez que assistiu à série foi mais pelo entretenimento, mas após as discussões, vê a trama com outros olhos: “tudo que eu tinha entendido de primeira passou a ter um peso bem maior quando eu reassisti os episódios”.
_________________________________________________________________________________
Nome do projeto: Educomunicação: mesa-redonda e produção de resenha crítica
sobre a série Round 6
Ano: 2021
Autor Jady Alves
Solicite a peca teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário