Projeto oferece oficina de produção e planejamento de conteúdo no Instagram para profissionais da saúde
Os encontros foram online devido às diferentes cidades das participantes. (FOTO: CEDIDA- IZABELLY FERNANDES)
Capacitar profissionais da área da saúde para produzirem e divulgarem conteúdos no Instagram, esse foi o objetivo principal do projeto de intervenção desenvolvido pela aluna Izabelly Cristina Fernandes de Oliveira. A oficina contou com a participação de cinco mulheres, sendo quatro psicólogas e uma nutricionista, das cidades de Dracena, Sorocaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São Paulo.
O trabalho teve como base a Educomunicação, que, de acordo com a pesquisadora e orientadora do projeto de intervenção, Thaisa Sallum Bacco, é uma teoria que tem como objetivo aprimorar a comunicação entre as pessoas para uma educação melhor. A oficina também foi fundamentada na área de educação para a educação, que busca o entendimento da comunicação em diferentes níveis.
Ao todo, foram dois encontros realizados pela plataforma Meet nos dias 23 e 26 de outubro. Na primeira reunião, foram discutidos os objetivos delas com a rede social, além disso foi apresentada a explicação sobre os diferentes tipos de conteúdo e planejamento de postagens, e ainda dicas de como melhorar o engajamento na plataforma.
Já no segundo encontro, a discente explicou tanto os recursos do Instagram quanto do site Canva, bem como princípios básicos de design. E, por fim, foi distribuída uma tarefa de casa para as participantes. Além das duas reuniões, Izabelly se reuniu individualmente com cada uma das integrantes para a avaliação de desenvolvimento do trabalho.
Uma dificuldade encontrada pela desenvolvedora do projeto foi conciliar os horários das participantes, isso porque nas profissões delas não existe um horário fixo de consultas, ainda sim quando não algumas delas não puderam estar presentes a estudante enviou o material preparado e fez atendimentos individuais.
RESULTADOS
Depois de dois encontros foi possível conferir o novo feed da participante (FOTO: Reprodução/ Instagram)
De acordo com Izabelly, no começo do primeiro encontro, as participantes ainda estavam um pouco tímidas, mas com o desenrolar da reunião foram ficando mais participativas e tirando dúvidas tanto com o discente como umas com as outras. Já na segunda aula as integrantes do projeto estavam animadas e compartilharam várias experiências. Para a discente, foi muito gratificante idealizar e desenvolver o projeto.
“A cada encontro, quando via interação delas, sentia que o um resultado estava chegando. Hoje, quando vejo as participantes fazendo postagens em seus Instagrans, me dá um orgulho imenso em saber que eu contribuí de alguma forma com a divulgação do trabalho delas", relata a aluna do 8º termo de Jornalismo.
Assim como Izabelly, as participantes avaliaram de forma positiva a oficina. “Gostei muito da oficina, achei os encontros bem dinâmicos e interativos. Acredito que isso irá me ajudar bastante com o meu objetivo de postagens em meu Instagram profissional”, conta a psicóloga Mariana Vasconcelos.
Nome do projeto: "Oficina de postagem para Instagram com profissionais da saúde”
Ano: 2021
Autor: Izabelly Cristina Fernandes de Oliveira
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário