Projeto educomunicativo incentiva leitura entre alunos de escola estadual por meio do Instagram

Você tem o hábito de ler? Grande parte dos brasileiros, não. Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, de 2015 a 2019, a porcentagem de leitores no país caiu de 56% para 52%, razão pela qual a aluna do 8º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Bianca Alves, desenvolveu um projeto voltado ao estímulo da leitura entre os estudantes do Ensino Fundamental de uma escola estadual no município de Rancharia, interior paulista. 

Com o objetivo de mostrar aos jovens a importância da leitura para a formação crítica e social do ser humano, a ação teve como diferencial a utilização do Instagram como ferramenta de disseminação dos conteúdos produzidos pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Dr. Benedicto Martins Barbosa, dentre eles, resenhas literárias, indicações de obras e filmes inspirados em livros.

Perfil do projeto no Instagram, denominado “Espaço Literal”, publica conteúdos desenvolvidos pelos próprios alunos. (Foto: Printscreen/ Internet) 

Ao longo de sete encontros presenciais, os jovens, entre 12 e 14 anos, participaram de uma roda de conversa que abordou os benefícios da leitura, exercitando sua criatividade, concentração e raciocínio lógico. Outro benefício foi aprenderem sobre os aspectos técnicos envolvendo a rede social que, hoje, é a quarta mais utilizada no Brasil, ficando atrás somente dos Estados Unidos, de acordo com o relatório Digital in 2018, realizado pelas empresas We Are Social e Hootsuite. 

“Trabalhar com algo que faz parte da realidade dos adolescentes faz com que se interessem mais pelo assunto, dando mais atenção às atividades sugeridas. É uma forma de se sentirem inseridos na linguagem e no ‘mundo’ deles, despertando a criatividade, já que podem criar inúmeras maneiras de transmitir o conteúdo, inclusive, com o uso de metodologias ativas, tornando o trabalho muito mais prazeroso”, afirma Bianca. 

Bianca ao lado dos participantes em uma das salas cedidas pelo colégio inserido no Programa de Ensino Integral (PEI). (Foto: Katia Lisboa/ Arquivo pessoal) 

Abordagem educomunicativa 

Para o desenvolvimento do projeto, a autora se baseou na Educomunicação, teoria capaz de transformar a realidade social por meio de técnicas inerentes ao conhecimento adquirido e compartilhado para além dos muros das escolas, cujo propósito transformador contribui para que a educação esteja permanentemente conectada com a realidade social.

Área de intersecção entre Comunicação e Educação, conhecida a nível acadêmico como “interface”, a Educomunicação consiste no método de ensino no qual a comunicação junto com a educação tem o intuito de criar e fortalecer ecossistemas comunicativos nos espaços educativos, ampliando a capacidade de expressão dos sujeitos sociais e midiáticos; desenvolvendo o espírito crítico dos usuários e implementando políticas públicas. 

Fundado em 1988, o colégio adotou um inovador sistema de ensino, com matérias e atividades que estimulam o protagonismo juvenil. (Foto: Arquivo pessoal/ Bianca Alves) 

O projeto “tá on” 

Denominado “Espaço Literal” (@espacoliteral_bmb), o perfil do projeto no Instagram soma quase 100 seguidores, entre alunos, pais, professores e demais interessados na ação. Com a identidade visual desenvolvida pelos alunos da escola, cada postagem segue um padrão, respeitando os limites definidos no projeto gráfico. 

Em uma semana, a conta na rede social obteve 500 visualizações e alcançou 70 seguidores. Já uma postagem, atingiu a marca de mais de 80 curtidas, superando 700 visualizações; números repletos de significados. 

“O projeto me fez perceber que ler não é tão ruim quanto parece. Todos nós nos divertimos muito aprendendo sobre como mexer no Instagram e sei o quanto isso vai ajudar a todos futuramente. Além disso, mudou minha visão em relação aos livros, e que podemos, sim, influenciar pessoas pelo Instagram, para que todos

tenham esse hábito incrível que é ler”, observa uma das participantes, Camila Kadooka, de 12 anos. 

Nome do projeto: “O uso do Instagram como meio de incentivar a leitura com alunos do Ensino Fundamental.” 

Ano: 2021 

Autora: Bianca Alves 

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


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