Projeto educomunicativo é realizado com gestantes em estratégia de sáude da família

 

O aplicativo “Gravidez+" possibilita o monitoramento do período gestacional durante nove meses. (Foto:  Arquivo Pessoal/Letícia Petile) 

Realizado como avaliação da disciplina de Educação e Comunicação do  8º termo de Jornalismo da Unoeste, o projeto “Educomunicação na gestação: o  uso de aplicativo móvel para acompanhamento gestacional em Estratégias de  Saúde da Família”, foi desenvolvido por Letícia Petile. A estudante e também  agente comunitária de saúde na cidade de Iepê notou que o contexto tecnológico  atual, onde a comunicação ocupa papel fundamental no processo de ensino e  aprendizagem, a educação de gestantes para o uso de um aplicativo que  acompanhe a gravidez seria de grande valia.  

Realizado com oito gestantes, da cidade de Iepê, o trabalho consistiu  em instruir mulheres que passam por consultas de pré-natal em unidades  de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) a utilizar um aplicativo móvel  para o monitoramento de alterações, sintomas e acompanhamento do 

desenvolvimento do bebê durante a gestação. Com o uso da ferramenta muitas  dúvidas como, por exemplo, a idade gestacional, pode ser calculada apenas com  a inserção de algumas informações no próprio aplicativo, facilitando o dia a dia  das futuras mães.  

GRAVIDEZ+  

Ao utilizar este aplicativo, as pacientes tinham acesso à idade  gestacional, comparativo do tamanho do feto, controle de vacinas,última  menstruação, contador de contrações, entre outras funcionalidades que  segundo a estudante: “Tornaram essa, uma gestação mais didática, sem  tantas dúvidas e mais informativa”, pontua. 

RESULTADOS  

O projeto contou com três aulas instrutivas abordando, respectivamente,  a apresentação da proposta, orientações para cadastro e download e  manutenção do aplicativo após uma semana de uso. A divulgação foi feita  através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Iepê e, além disso,  fora recebido o convite pela Secretária de Saúde para a realização do  mesmo trabalho nas demais unidades de Estratégias de saúde da Família  (ESF’s) da cidade. “Este projeto me possibilitou um crescimento pessoal e  profissional, seja no jornalismo ou na área da saúde, visto que me senti  responsável por proporcionar às grávidas da ESF uma nova realidade de  como lidar com um período tão complicado quanto o da gravidez”, finaliza 

Letícia.  

_________________________________________________________________________________ 

Nome do projeto: “Educomunicação na gestação: o uso de aplicativo móvel para  acompanhamento gestacional em Estratégias de Saúde da Família” 

Ano: 2021 

Autor: Letícia Petile 

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários