Oficina de Tik Tok para terceira idade é realizada em projeto de mídia-educação
Pensando em democratizar o acesso de idosos às redes sociais, a aluna do 8º termo de Jornalismo, Heloísa Schirmer Lupatini, teve a ideia de realizar a “Oficina de mídia-educativa com a terceira idade: a linguagem digital por meio do aplicativo Tik Tok”, como projeto de intervenção da disciplina de Comunicação e Educação. Fazendo parte dos três trabalhos da turma que envolveram o conceito de mídia-educação, o projeto contou com quatro participantes com idades acima de 53 anos, das cidades de Adamantina, Dracena e Thermas do Ibirá.
Legenda: Projeto de intervenção reuniu idosos em oficina mídia-educativa sobre Tik Tok. (Cedida/Heloisa Lupatini)
Em cinco encontros realizados de maneira on-line, por meio da ferramenta Google Meet, os integrantes da oficina conheceram um pouco mais sobre o Tik Tok e como utilizar o aplicativo em seus cotidianos. Além disso, em grupo, foi promovido um bate papo sobre a familiaridade dos idosos com a tecnologia e quais conteúdos costumam consumir nas redes sociais.
A aluna conta que a ideia surgiu a partir da escolha do público, por ser diferente do nicho do qual estava habituada atuar. Posteriormente, ela explica que aliou isso ao Tik Tok, já que este é um aplicativo que gosta muito de usar diariamente. “Eu percebi que ele não era muito usado pela terceira idade e nós,
criadores de conteúdo, não podemos esquecer do público mais velho. Eles estão nas redes e querem fazer parte dela”, comenta.
Experiência nova
Para a aluna Heloisa, desenvolver este trabalho foi desafiador, mas revela que mesmo se sentindo insegura em alguns momentos, com o desenrolar das discussões, aos poucos foi encontrando a confiança necessária. “No começo eu tive muita dificuldade em adaptar uma linguagem adequada e correta para poder me comunicar com eles, já que não é um público muito ligado aos termos da internet, com os quais estamos acostumados”, explica.
Mesmo diante dos desafios, a estudante relata que logo foi sentindo os primeiros sinais de interesse dos idosos com o Tik Tok. Após o segundo encontro, Heloisa conta que uma das participantes, Edithe Soares, de 74 anos, começou enviar alguns vídeos do aplicativo, na intenção que compartilhar o conteúdo com a aluna e discutir mais sobre o assunto.
“Isso foi muito interessante, pois ela relatou que antes tinha muita dificuldade de mexer nas redes sociais, e quando eu percebi que ela foi uma das primeiras a se interessar de verdade por aquele novo mundo que eu estava apresentando, foi gratificante”, relata Heloisa. Para obter um feedback dos integrantes da oficina, a estudante realizou um bate-papo virtual com o grupo e, posteriormente, produziu um vídeo para o Tik Tok com suas respectivas impressões sobre os encontros.
Heloisa ainda afirma que o projeto foi muito importante para sua formação como comunicadora, principalmente por ter tido a oportunidade de desenvolver algo de acordo com suas preferências e personalidade. “O trabalho foi muito prazeroso. Ao final de cada encontro, eu saía me sentindo renovada, pois os participantes transmitiam uma energia extremamente positiva. Acredito que pude aprender muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, finaliza.
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Nome do projeto: “Oficina de mídia-educativa com a terceira idade: a linguagem digital por meio do aplicativo Tik Tok”.
Ano: 2021
Autor: Heloisa Schirmer Lupatini
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
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