Oficina de Tik Tok para terceira idade é realizada em projeto de mídia-educação

 Pensando em democratizar o acesso de idosos às redes sociais, a aluna do 8º  termo de Jornalismo, Heloísa Schirmer Lupatini, teve a ideia de realizar a  “Oficina de mídia-educativa com a terceira idade: a linguagem digital por meio  do aplicativo Tik Tok”, como projeto de intervenção da disciplina de  Comunicação e Educação. Fazendo parte dos três trabalhos da turma que  envolveram o conceito de mídia-educação, o projeto contou com quatro participantes com idades acima de 53 anos, das cidades de Adamantina,  Dracena e Thermas do Ibirá. 

Legenda: Projeto de intervenção reuniu idosos em oficina mídia-educativa sobre Tik Tok.  (Cedida/Heloisa Lupatini) 

Em cinco encontros realizados de maneira on-line, por meio da ferramenta  Google Meet, os integrantes da oficina conheceram um pouco mais sobre o Tik  Tok e como utilizar o aplicativo em seus cotidianos. Além disso, em grupo, foi  promovido um bate papo sobre a familiaridade dos idosos com a tecnologia e  quais conteúdos costumam consumir nas redes sociais.  

A aluna conta que a ideia surgiu a partir da escolha do público, por ser  diferente do nicho do qual estava habituada atuar. Posteriormente, ela explica  que aliou isso ao Tik Tok, já que este é um aplicativo que gosta muito de usar  diariamente. “Eu percebi que ele não era muito usado pela terceira idade e nós, 

criadores de conteúdo, não podemos esquecer do público mais velho. Eles  estão nas redes e querem fazer parte dela”, comenta. 

Experiência nova 

Para a aluna Heloisa, desenvolver este trabalho foi desafiador, mas revela que  mesmo se sentindo insegura em alguns momentos, com o desenrolar das  discussões, aos poucos foi encontrando a confiança necessária. “No começo  eu tive muita dificuldade em adaptar uma linguagem adequada e correta para  poder me comunicar com eles, já que não é um público muito ligado aos  termos da internet, com os quais estamos acostumados”, explica.  

Mesmo diante dos desafios, a estudante relata que logo foi sentindo os  primeiros sinais de interesse dos idosos com o Tik Tok. Após o segundo  encontro, Heloisa conta que uma das participantes, Edithe Soares, de 74 anos, começou enviar alguns vídeos do aplicativo, na intenção que compartilhar o  conteúdo com a aluna e discutir mais sobre o assunto.  

“Isso foi muito interessante, pois ela relatou que antes tinha muita dificuldade  de mexer nas redes sociais, e quando eu percebi que ela foi uma das primeiras  a se interessar de verdade por aquele novo mundo que eu estava  apresentando, foi gratificante”, relata Heloisa. Para obter um feedback dos  integrantes da oficina, a estudante realizou um bate-papo virtual com o grupo e,  posteriormente, produziu um vídeo para o Tik Tok com suas respectivas  impressões sobre os encontros.

Heloisa ainda afirma que o projeto foi muito importante para sua formação como comunicadora, principalmente por ter tido a oportunidade de desenvolver  algo de acordo com suas preferências e personalidade. “O trabalho foi muito  prazeroso. Ao final de cada encontro, eu saía me sentindo renovada, pois os participantes transmitiam uma energia extremamente positiva. Acredito que  pude aprender muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, finaliza.

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Nome do projeto: “Oficina de mídia-educativa com a terceira idade: a  linguagem digital por meio do aplicativo Tik Tok”. 

Ano: 2021 

Autor: Heloisa Schirmer Lupatini 

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


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