OFICINA DE PRODUÇÃO MUSICAL ESTIMULA LADO CRIATIVO DE ARTISTAS DE PRESIDENTE PRUDENTE

Amantes da música realizam sonho de gravar canção em projeto de Educomunicação  (Foto: Richard Magalhães) 

O debate sobre Educação e Comunicação é motivo de estudos e discussões ao redor do mundo. Justamente por isso, existem dois campos de intervenção dentre as interfaces sociais que atuam para realizar esse elo na prática: Mídia-educação e Educomunicação.

A Educomunicação tem como objetivo principal, inserir ferramentas para aumentar a aprendizagem do estudante. Por isso, o aluno do 8º termo do curso de Jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Richard Magalhães, desenvolveu o projeto “Produção musical como forma de expressão Educomunicativa”, cuja proposta foi utilizar o conceito da Educomunicação para a troca de conhecimentos musicais e desenvolver, com três artistas e amantes da música, uma oficina de produção musical.

O idealizador do trabalho explica a importância da relação entre a comunicação e a produção musical desenvolvida.

"Partindo do princípio de que a liberdade, a comunicação e a informação ajudam a criar cidadãos críticos e conscientes, a produção musical permite a expressão e leitura crítica do mundo, registro do local, sentimentos e intenções", pontua.

PARTICIPANTES

O primeiro participante, João Victor da Silva, 23 anos, nasceu e cresceu em Presidente Prudente (SP). Desde muito novo, escreve suas próprias músicas, mas não foi adiante por se sentir inseguro e não possuir a confiança necessária. De acordo com o jovem, a oportunidade de participar do projeto foi muito importante, pois já possuía várias composições completas e estava procurando uma forma de divulgar o material.

A segunda participante, Daniela Siqueira, 24 anos, é de Uberaba (MG) e atualmente mora em Presidente Prudente (SP). Seu primeiro contato com a música foi aos 10 anos, participando do grupo musical da igreja, onde aprendeu a tocar teclado e violão. A partir disso, começou a ter contato com composição em sua juventude e, desde então, afirma que a música está presente em seu dia a dia. 

Já o terceiro participante, Gabriel Takada, 23 anos, se tornou jornalista pela Unoeste no ano de 2020. O jovem diz que, desde pequeno, já gostava de cantar e tinha os sonhos de ser padre e cantor, por ter tido como referência missas transmitidas em canais de televisão. Durante sua infância, se inscreveu em competições de canto, mas não tinha confiança para participar. Com o tempo, conheceu batalhas de rap, e a partir disso, passou a participar das competições musicais por incentivo de amigos. Iniciou assim, sua trajetória musical.

EXECUÇÃO

O primeiro passo do projeto musical se deu com um alinhamento de ideias e discussões em torno da música e seu papel relevante na sociedade, como agente social/cultural. Em seguida, a discussão girou em torno da composição do artista a ser trabalhada.

Após isso, deu-se início à parte prática, com a produção da melodia, do instrumental e ajustes nas “batidas” musicais.

Por fim, houve a gravação dos sons, desenvolvidas pelos próprios artistas e, em seguida, a mixagem e masterização para chegar ao produto final desejado.

RESULTADOS

Com o projeto, os artistas tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da arte e da música, enquanto agentes sociais transformadores na vida de muitas pessoas. Além do desenvolvimento da mídia, foi o primeiro passo para um caminho que pode ser trilhado para quem almeja viver disso.

De acordo com Richard, o prazer e a satisfação em desenvolver o projeto, juntamente com os artistas, foi imenso.

"Como a música faz parte do meu dia a dia, foi um prazer ter criado este projeto de Educomunicação, onde tive a oportunidade de ajudar outros artistas com suas primeiras produções. Vejo como o primeiro passo dado para aqueles que têm o sonho de seguir essa carreira. O poder da música é gigante, sendo um potencial agente social", afirma.

Já os participantes, não mediram palavras para agradecer e enaltecer o trabalho realizado. 

“Esse projeto foi bacana devido ao formato que executamos. Trabalhamos em cima do meu pensamento sobre a música, a montagem das batidas e melodias que iríamos usar, o público que queríamos atingir, isso pode mostrar para todos que, às vezes, com persistência, o sonho pode se tornar realidade”, concluiu João Victor.

“O desenvolvimento do projeto foi ótimo, pelo fato de termos seguido um passo a passo e aprender o funcionamento de aplicativos e plataformas usadas pelo Richard. Me orgulho de ter participado”, afirmou Gabriel.

“É sempre muito interessante perceber algo tomando vida. Gravando esse som, eu percebi que têm vários detalhes que fazem toda a diferença, até que chegue no resultado desejado. Pude acompanhar cada detalhe. O projeto ampliou muito minha visão em perceber como ter foco, energia e criatividade. É um processo que pode ser bem longo e até um pouco cansativo, mas vale muito a pena”, finalizou Daniela.

SERVIÇO

Os produtos de áudio estão disponíveis no canal do YouTube de cada participante do projeto, e já conta com centenas de acessos. Confira as canções, clicando nos links disponíveis, abaixo:

Ferrari MC - Baile do Paredão | (Prod. RihMagalhães) - https://www.youtube.com/watch?v=5_MdSroBcTs

TAKADA - Carta de Despedida (prod.@rihmagalhães) - https://www.youtube.com/watch?v=9LoExxe9Peo

Ziig - Resista (prod. @rihmagalhaes) - https://www.youtube.com/watch?v=22FPFYFNeEU

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Nome do projeto: “Produção musical como forma de expressão Educomunicativa”

Ano: 2021

AuTor: Richard Magalhães

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


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