Estudante realiza projeto sobre Orientação sobre a proteção contra a violência sexual infantil no ambiente escolar

A autora do projeto ministrando aos alunos o tema sobre o abuso sexual


Durante a apresentação do 6º colóquio de Comunicação, realizado no último dia 17 de novembro, a launa Bruna Evelyn Pereira , 23, desenvolveu e apresentou o projeto que tratou sobre a violência sexual em crianças e adolescentes


Tema do Projeto


 O termo abuso sexual é utilizado de forma ampla para categorizar atos de violação sexual em que não há consentimento da outra parte. Fazem parte desse tipo de violência qualquer prática com teor sexual que seja forçada, como a tentativa de estupro, carícias indesejadas e sexo oral forçado. Partindo desse princípio, a estudante de jornalismo Bruna Evelyn Pereira, realizou um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ineura Rodrigues de Lima, no município de Narandiba- SP, onde foram realizados encontros com os estudantes da faixa etária de 14 e 15 anos nos encontros foi feita a leitura de livros sobre a proteção contra a violência sexual infantil com linguagem apropriada, conforme a faixa etária dos alunos, apresentado filmes sobre o tema para conhecimento, e no final, uma roda de alunos para  discussão sobre o assunto proposto.

    Bruna relata que “o principal objetivo era de que através da aplicação do projeto por meio de leitura de livros e filmes, os alunos poderiam assimilar o conteúdo. A partir da gravação e divulgação dos vídeos, os pais, responsáveis e demais pessoas da sociedade, puderam ter acesso ao assunto e receber a informação de forma clara e objetiva”.

    Durante a discussão do projeto foram realizadas três reuniões com os educadores da escola e com os alunos. No primeiro encontro, foi realizada a apresentação do projeto, o conceito sobre a mídia utilizada e a explicação sobre o tema violência sexual infantil, como contexto, sinais, consequências, formas de denúncias e órgãos de proteção, além da leitura dos livros “Pipo e Fifi – ensinando a proteção contra a violência sexual infantil” de Caroline Arcari e “Meu corpo, meu corpinho” de Roseli Mendonça e Sifney Meireles, os quais abordam o assunto de forma lúdica e com clareza, a fim de orientar os alunos sobre a educação sexual e proteção.

     O segundo encontro foi a apresentação do filme “Um olhar do paraíso”, dirigido por Peter Jackson, que pertence ao catálogo da Netflix, aplicativo de streaming utilizado para exibição da obra. O filme retrata a história da adolescente Susie, que após ser assassinada pelo vizinho, observa o luto da família e busca pela justiça e punição do assassino, que abusou e violentou mais vítimas menores de idade, além da personagem principal do filme. Segunda a autora do projeto “o objetivo era gerar discussão e formar opiniões sobre o assunto retratado”!

                                                                                              Foto:  Luzia Barbosa

Leitura dos livros “Pipo e Fifi – ensinando a proteção contra a violência sexual infantil”


O último encontro realizado foi baseado no fechamento do projeto, com uma explicação e abertura de diálogos sobre os resultados das informações assimiladas, com base no conteúdo apresentado durante os encontros anteriores. Desta forma, foram escolhidos de dois a três alunos de cada sala para a produção do material audiovisual, desenvolvido para publicação nas redes sociais. Com o término do projeto foi produzido um vídeo de 2’26’’  segundos de duração com a participação das estudantes Mayene Brasil, Samara Serafim, Camila Urias, Anny Beatriz, Nicole Santos, Jhenifer Santos, Carolayne Galdino e Vitória Melo  sendo dirigido pela autora do projeto. O vídeo está disponível no seguinte link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2905661196410683&id=100009004939280

 

O conteúdo  foi abordado como se proteger, orientações e traços de como prevenir, proteger as crianças desse mal tão comum na nossa sociedade e no final do vídeo e dado os serviço para denunciar que é o Disque 100.

Mesmo tendo participação só de meninas na gravação do vídeo Bruna ainda relata que “Os meninos participaram até porque  mesmo que a violência ocorra no nosso país com uma maior porcentagem entre meninas, ela também ocorre com meninos, é importante essa abordagem entre eles. Porém, alguns aceitaram bem, outros não trataram com a devida importância”.

Bruna salienta ainda que o projeto teve uma ótima desenvoltura, embora alguns alunos tivessem vergonha ou não entendessem a finalidade e importância de falar sobre o tema”. A aluna Anny Beatriz, que também participou da gravação, comentou sobre a importância do tema, e como o projeto lhe ajudou a obter mais informações e identificar sinais em pessoas próximas. A diretora da unidade escolar  também discorrem “sobre a relevância do projeto e como seria ideal a continuidade na escola. Além dos livros e filmes, a gravação dos vídeos permitiu o contato das alunas com a produção jornalística”.

Bruna Evelyn fala que  “se sentiu realizada com os elogios dos alunos e o feedback deles, que ao realizarem redações, pesquisaram mais sobre o assunto e discutiram sobre. A vibração deles com o desfecho do filme, foi incrível também”!


Nome do Projeto: Projeto de intervenção de Educomunicação “Orientação sobre a proteção contra a violência sexual infantil no ambiente escolar 


Ano 2021

Autor: Daniel Santana

Solicite a peça teórica  do projeto:

Thaisa@unoeste.br

Comentários