Estudante realiza projeto de intervenção em unidade de saúde

         A propagação de informações verídicas é fundamental, principalmente na área da saúde. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), diversas Fake News foram disseminadas entre pessoas que necessitam de conhecimento. Desta forma, a ausência de informações precisas na área da saúde, foi o principal motivo para que o aluno Daniel Santana realizasse a execução do projeto de intervenção, trabalho presente na disciplina de Comunicação e Educação, do 8º período do curso de jornalismo, na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Visto que no Brasil houve um aumento de 6% de internautas, durante o ano de 2020, o aluno pode observar e concluir que entre os aplicativos mais utilizados pela população, destacam-se o YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. Dentre os usuários dessas redes, estão os profissionais de saúde, que utilizam para a orientação e divulgação de trabalhos realizados. Contudo, o aluno observou que o bairro João Domingos Netto possui cerca de 75% de moradores com acesso à internet. Desta forma, a conexão com as redes tende a facilitar a propagação de informações. 

Logo, Daniel também notou que há necessidade de informação entre os pacientes da unidade de saúde ESF João Domingos Netto e, respectivamente, a internet possibilitaria essa aproximação de forma educativa, com o uso de materiais audiovisuais, que consistem em informações com o principal intuito de orientar os moradores do bairro. “A ideia surgiu com o principal objetivo de obter fácil acesso as campanhas e direcionamento de informações referentes a saúde em si”, afirma Daniel.

EXECUÇÃO DO PROJETO

A partir dessa ideia, Daniel propôs três reuniões com a equipe de saúde, os quais discorrem sobre a importância de vídeos nas redes sociais, como uma forma de abertura e com o uso de uma linguagem coloquial, direcionada aos receptores com frases claras e objetivas, além de como manusear os equipamentos, estudo do tema proposto e execução do material. A ideia proposta foi bem recebida pela equipe que deu início ao projeto, com base na orientação do aluno com o manuseio de câmeras e falas a serem dirigidas aos receptores. Visto que foi possível obter retorno da população, houve uma excelente aproximação dos pacientes da unidade. Outro ponto importante, é que a busca de vacinas teve aumento de 50% após a publicação do material, o que facilitou a compreensão e integração com o público-alvo, a partir das orientações publicadas.

Com os resultados obtidos, o aluno pode entender a necessidade da comunicação entre emissor e receptor, principalmente no ambiente da unidade de saúde. A partir deles, a equipe segue em continuidade com o projeto, com gravação de quatro vídeos por semana, dirigidos por Daniel e com a participação de diversos profissionais e diferentes eixos da unidade, como odontologia, clínica geral, vacinas, enfermagem e agentes de saúde, que abordam diferentes pautas toda semana.

Ainda sobre os resultados, Daniel conclui com a satisfação na realização deste protejo. “Eu me sinto realizado em poder contribuir com algo que pode ser simples, mas para os profissionais de saúde foi um excelente projeto, que contribuiu com os pacientes, por meio deste canal de informação”. A enfermeira Hellen Madia afirma que após publicação do vídeo, foi possível Notar o retorno dos pacientes. “a partir disto realizamos um atendimento mais humanizado e conseguimos chegar até os pacientes através das redes socais”.

Recursos

Figura 1: Reunião com a gerente de unidade enfermeiras durante o primeiro encontro Créditos: Alex Sandro

Figura 2: Atendimento aos pacientes residentes no bairro João Domingos. Créditos: Alex Sandro



Nome do projeto: "Oficina de vídeo com profissionais de saúde: a educomunicação como prática de campanhas educativas

Ano: 2021

Autor: Daniel Santana

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

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