Estudante de jornalismo realiza oficina de crônicas e fotografia como meio de capacitação de leitura de mundo
Os encontros foram realizados de forma presencial na rede municipal de ensino da cidade de Álvares Machado (Crédito: Elisa Miyashita) |
O aluno do 8º termo de jornalismo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Marco Vinicius Ropelli proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino da cidade de Álvares Machado, no estado de São Paulo, por meio da prática educomunicativa, uma oficina de produção de crônicas jornalísticas e fotografias, visando ao aumento da capacidade de leitura de mundo de adolescentes de 12 e 13 anos.
A escolha da temática do projeto partiu do seu interesse pelo jornalismo opinativo, em especial a crônica, por conta da capacidade que ela tem de unir a verdade com o lúdico e o jornalismo com a literatura. “Assim, decidi que deveria utilizar do gênero para levar aos estudantes novas maneiras de pensar e enxergar a realidade que estão inseridos”, explica o estudante.
Além do trabalho com as crônicas, Marco conta que surgiu a ideia de trabalhar com a fotografia, para que houvesse a possibilidade de ilustrar os conteúdos das crônicas. A partir disso, foram desenvolvidas discussões sobre a relação entre a fotografia, a realidade e a forma como é possível expressar subjetividade por meio da prática fotográfica.
O projeto foi desenvolvido por meio de seis encontros presenciais, o primeiro foi para apresentação da oficina e discussão de gêneros jornalísticos; o segundo foi para processo criativo e produtivo da crônica jornalística, assim como a escolha do tema e orientação para início das produções; o terceiro, contou com o recebimento da primeira versão das crônicas produzidas, discussão e prática da fotografia; a devolução da primeira versão das crônicas ocorreu no quarto encontro, bem como a discussão sobre a divulgação do material; já no quinto e sexto encontro aconteceu o recebimento da segunda versão, preparação do layout e a montagem do e-book, através dos conhecimentos proporcionados pela interface entre comunicação e educação.
Sobre sua experiência nos encontros com os adolescentes, Marco diz que “foram muito positivos, pouco a pouco fomos estabelecendo um diálogo rico, que não se baseava somente nos conteúdos, mas nas questões do cotidiano que mereciam ser debatidas”.
O estudante João Miguel Carrion Gomes, um dos participantes do projeto de intervenção, conta que a partir da própria experiência, foi capaz de sintetizar o objetivo que era pretendido pelo projeto. “A oficina me ensinou a encarar o mundo diferente, criticando coisas e ruins para não deixar passar em branco as coisas que acontecem”, completa o participante.
O aluno ainda reflete sobre o resultado final do projeto e acredita que alcançou seus objetivos, visto que eles foram capazes de opinar sobre assuntos diversos com o uso da verdade e das informações. “Eles se demonstraram diferentes no último encontro, mais cientes da realidade em que vivem e prontos para exercitarem suas opiniões com mais crônicas e fotografias”, finaliza.
Cabe ressaltar que o e-book do projeto está disponível e poderá ser acessado, exclusivamente, por meio do Google Drive.
Nome do projeto: “Realidade crônica: estímulo educomunicativo para ampliar a leitura de mundo de estudantes da rede municipal de Álvares Machado”
Ano: 2021
Autor: Marco Vinicius Ropelli
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Legenda: “Os encontros foram realizados de forma presencial na rede municipal de ensino da cidade de Álvares Machado”
Crédito: Elisa Miyashita
Educomunicação; Fotografia; Crônica
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