Estudante de Jornalismo oferece oficina de audiovisual a grupo de teatro religioso

Promover o teatro na Igreja Nova Jerusalém através da linguagem audiovisual. Esse foi o objetivo do projeto de intervenção intitulado “Proposta educomunicativa para o uso do audiovisual na promoção do teatro na igreja” da Giovanna Guessada, aluna do 8º termo de Jornalismo da Unoeste.

A ideia surgiu a partir de uma percepção da graduanda, que identificou a necessidade de implantação do trabalho. “Sou estagiária na igreja em questão e, conversando com os líderes religiosos, percebemos que as crianças da instituição tinham muita facilidade em absorver o conteúdo ensinado através do teatro. Por isso, decidimos gravar uma peça, para termos esse material armazenado e para que ele alcançasse um público maior”, explica. 

Para desenvolver o projeto, a autora manteve contato com os integrantes de forma individual. Como já conhecia o grupo, esse processo foi facilitado e, em apenas um encontro, todo o conteúdo pôde ser gravado. No total, cinco jovens com idades entre 14 a 23 anos que fazem parte do grupo de teatro da Igreja Nova Jerusalém participaram e puderam aprender sobre as diferentes etapas na construção do material, como a produção, execução e edição do vídeo.  

Resultados

Apesar das dificuldades encontradas como a administração de agenda da autora e a captação de áudio em ambientes externos, o trabalho obteve um resultado que superou as expectativas do grupo. “Me senti muito grata, principalmente por termos atingido nossos objetivos. No começo, achei que seria bem difícil, mas com a cooperação da equipe, tudo fluiu de uma forma leve e positiva”, conta Giovanna. 

Quem também se alegrou ao ver o vídeo pronto foram os participantes. Segundo a futura jornalista, eles se apresentaram apreensivos no começo da execução do projeto, com medo de não conseguirem aprender, mas depois se desprenderam da insegurança, se divertiram muito e até pediram por mais. “Querem dar continuidade ao projeto e já estão pensando em novas peças para gravarmos”, complementa Guessada.

O trabalho também proporcionou uma grande experiência para a autora. “Sem dúvidas, pude perceber na prática o quanto o jornalismo pode levar informação de forma criativa. Por meio das oficinas, pude apresentar novas ferramentas e um universo até então desconhecido pelo grupo”, relata.

Para conferir o vídeo “Geração de Criança em: Sopa de pedras” disponível no YouTube, é só clicar aqui

Educomunicação

A disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Drª. Thaisa Bacco, permitiu que os alunos do 8° termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) produzissem, individualmente, um projeto de intervenção com temas diversificados a escolha de cada autor. 

Com uma metodologia que incentiva o aprendizado utilizando-se de ferramentas tecnológicas, princípio básico da Educomunicação, os projetos da turma buscaram promover o ensino de forma inovadora, capaz de gerar conhecimento crítico e transformar vidas.

No total, cinco pessoas com idades entre 14 a 23 anos participaram do projeto. (Foto: Giovanna Guessada)

Toda a gravação do material aconteceu em um único encontro. (Foto: Giovanna Guessada)

As atividades oferecidas pela oficina incluíram produção, gravação e edição de vídeo. (Foto: Giovanna Guessada)

_______________________________________________________________

Nome do projeto: "Proposta educomunicativa para o uso do audiovisual na promoção do teatro na igreja"

Ano: 2021

Autor: Giovanna Guessada de Souza

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


Comentários