Estudante de jornalismo ensina como divulgar artesanato nas redes sociais

  Melissa Andrade (última da segunda fileira lado direito) auxiliou quatro artesãs a divulgar seus trabalhos de forma efetiva e bem elaborada nas redes sociais Foto: Melissa Andrade

 

As redes sociais são cada vez mais importantes na vida das pessoas, sendo ferramentas de trabalho essenciais para muitos. E quem comprova isso é a aluna do 8º termo de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Melissa Andrade, 21. Ela desenvolveu o projeto “Produção de conteúdo em redes sociais como ação educomunicativa na divulgação do trabalho de artesãs de Pirapozinho”, trabalho realizado com quatro mulheres.

O projeto teve como objetivo ensinar a teoria e a prática do planejamento na produção de conteúdo para as redes sociais, de forma a expandir o trabalho local. A oficina, que foi realizada via Google meet (on-line), teve o intuito de facilitar a comunicação das artesãs nas mídias sociais. 

“Muitas pessoas imaginam a produção de conteúdo como um bicho de  sete cabeças, é por isso que eu trouxe essa oficina, com intuito de facilitar essa comunicação das artesãs, para que elas pudessem expandir o seu trabalho em muitas outras regiões, usando apenas da sua própria criatividade.” explica a estudante.

Melissa revela que, desde o início da matéria “Educomunicação”, já tinha certeza que iria trabalhar direcionada às redes sociais, focada em alguma Organização Não Governamental (ONG) ou outras instituições. Ao entrar em contato com o diretor cultural de Pirapozinho, foi apresentada à Casa dos Artesãos, o que a fez se encontrar, pois além de cada membro já possuir uma conta ativa nas redes sociais para divulgar os materiais criados, o trabalho artesanal chamou sua atenção.

“Como cada um tem a sua própria rede social, eu pensei que com o conhecimento que tenho de produção de conteúdo em redes sociais, há três anos trabalho com isso, poderia ajudá-las nesse sentido, sem falar que sou apaixonada por trabalhos artesanais”, enfatiza a jovem.

Na prática

A oficina para as artesãs de Pirapozinho se iniciou no dia 26 de outubro de 2021, neste dia foi apresentado o conteúdo acerca da temática, bem como foram apresentados exemplos que, neste mesmo dia, já permitiram que as artesãs fossem para a parte prática, criação de postagens.

Concluído esta etapa, as profissionais em artesanatos tiveram quatro dias para criar conteúdos a serem disparados por sete dias em suas redes. Neste período, as profissionais receberam orientação da aluna do dia 1 até o dia 7 de novembro de 2021.

Melissa conta que adorou desenvolver o projeto. Ao se demonstrar satisfeita, explica que sentiu um grande envolvimento das quatro artesãs desde o ínicio. “Eu sempre gostei de ensinar, principalmente de um assunto do qual já estou habituada, então esse foi um dos motivos que amei fazer a oficina. É interessante quando essa troca de interesses é mútua”, comenta a formanda.

Já Eliane Farias, uma das artesãs, conta que por meio da oficina pode compreender como organizar melhor suas postagens. “Eu não tinha uma organização assim. Aprendi que preciso falar mais de mim mesmo, da minha rotina e do meu negócio. Notei também que tive bastante visualizações e mensagens com as dicas”, avalia a profissional.


Nome do projeto: "Produção de conteúdo em redes sociais como ação educomunicativa na divulgação do trabalho de artesãs de Pirapozinho"

Ano: 2021

Autor: Melissa Andrade

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

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