Encontros virtuais promovem empoderamento através da dança
O projeto idealizado por Natália Feitosa, estudante do 8° termo de jornalismo, tratou sobre o melhoramento da autoestima e promoveu um diálogo referente ao tema empoderamento, o trabalho foi realizado de maneira on-line e contou com a participação de duas pessoas do grupo de dança Estrelas Despersas, um conjunto independente de Presidente Prudente que faz covers de coreografias de kpop (Pop Coreano). O projeto foi supervisionado pela Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco.
A estudante usou da expressão comunicativa através das artes, uma das áreas de intervenção da Educomunicação. A metodologia do projeto contou com rodas de conversas para ensinar conceitos e técnicas para publicação de redes sociais. Sua aplicação de forma on-line e colaborativa ajudou na produção de artes, textos e vídeos, além de tratar também sobre o empoderamento em si no mundo da dança.
No primeiro encontro, dividido em dois momentos, inicialmente ocorreu uma roda de conversa, em seguida as participantes criaram um canal no YouTube para a divulgação de conteúdo do grupo de dança. Já no segundo encontro, a estudante apresentou a importância da identidade visual, seu conceito e a relevância das cores apresentando exemplos da internet para que as integrantes do projeto assimilassem todo conteúdo, mostrou também plataformas disponíveis e suas ferramentas gratuitas para a montagem de design. Depois desse momento, as mesmas criaram a própria identidade visual do grupo com sua paleta de cores. No último encontro, foram ensinadas técnicas de entrevistas, quando Natália e as participantes criaram o texto de apresentação do grupo de dança e em seguida foram feitos os textos de apresentação de cada integrante do grupo e suas respectivas artes. Para finalização do trabalho, foi realizado um vídeo colaborativo para a postagem no canal do YouTube onde se apresentam e comentam sobre o que mais gostam no grupo de dança.
A estudante de Jornalismo relata que foi transformada por esse projeto e que foi uma sensação muito boa aplicar o trabalho e visualizar que as participantes realmente aprenderam com tais ensinamentos. E pensa até em futuramente realizar outros projetos relacionados à educação. “Eu gostei muito de estar do outro lado, estar ensinando para outras pessoas aquilo que eu aprendi na faculdade”, comenta.
Resultados alcançados
Natália conta que os objetivos foram alcançados e que notou a diferença e a transformação que o projeto trouxe na vida das participantes e em sua própria vida, como se organizar melhor e até mesmo ter um diálogo com outras pessoas. “Eu aprendi que empoderamento e autoestima são temas muito importantes e devem continuar sendo debatidos, não apenas em projetos da faculdade, mas serem levados a frente porque é uma coisa muito importante”, afirma.
A divulgação do projeto foi feita na página do Instagram @Estrelasdespertas https://www.instagram.com/estrelasdespertas/ e o vídeo colaborativo se encontra no canal do YouTube grupo edespertas , link: https://youtu.be/KVxu62kOy80 .
Avaliação
Luana Belphegor Fagundes, de 16 anos foi uma das participantes do projeto e contou, “Foi muito bem explicado, deu para entender bem, o conceito, como seria feito e é uma ótima ideia também, foi muito bem produzido! Eu aprendi, embora eu não saiba muito disso, de mexer em celulares e afins, eu não sou muito boa com isso, eu pude aprender o básico, que querendo ou não eu vou utilizar bastante, além de ser uma experiência bem interessante, eu dei o meu melhor pra arte ficar aceitável” afirma.
Logo feita pela autora do projeto
_________________________________________________
Nome do projeto: “Empoderamento através da dança: Intervenção educomunicativa relacionada à autoestima”
Ano: 2021
Autor: Natália Cristine de Souza Feitosa
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário