Capacitação audiovisual é feita por estudante na Pascom de Tarabai (SP)
Matheus Santiago (último da primeira fileira) realizou dois encontros com os 15 participantes da Pascom, com idades que variam de 18 a 45 anos - Foto: Matheus Santiago
Os avanços da internet e as convergências midiáticas chegaram em todos os lugares, inclusive nas pastorais das igrejas católicas, isso quer dizer que é tempo de unir a tradição com as inovações tecnológicas.
Sabendo da necessidade de conhecer, inovar e aprofundar as técnicas do audiovisual, o estudante do 8º termo de jornalismo de 2021, Matheus Santiago, 21, desenvolveu um projeto que busca capacitar os fiéis da sua cidade local, intitulado: “Capacitação Sobre a Linguagem Audiovisual e a Função Eclesial da Pastoral da Comunicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida Tarabai”.
Matheus conta que percebeu duas necessidades em relação à Pastoral: a primeira de conhecer o local onde se trabalha, enquanto a segunda diz sobre a migração por conta da pandemia da Covid-19.
“No automático, nem se sabe qual a importância de conhecer o que estão participando, é preciso conhecer o que faz para fazer bem e com carinho. Segundo, por conta da pandemia, todo mundo migrou para online, foi essa Pastoral que fez a igreja fluir, fez com que a igreja levasse a palavra de Deus e a comunicação mesmo”, comenta Matheus.
ETAPAS DO PROJETO
O projeto surgiu na disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Dra. Thaisa Bacco, com o objetivo de integrar as áreas e realizar um projeto de intervenção que trouxesse uma mudança social.
Sobre a execução, Matheus comenta que a Pastoral trabalha em três plataformas, como o Facebook, do Instagram e YouTube, em que publicam conteúdos informativos e transmissões, mas de uma forma que poderia ser melhorada.
“Eu via muito a questão do enquadramento errado nas fotos, ou muito claro ou muito escuro, fotos tremidas. A transmissão também o enquadramento que mostra muito o teto, o cenário chama mais a atenção porque está mal enquadrado. Isso não é feito de propósito, é feito porque não tinha conhecimento”, conclui o estudante.-
Aperfeiçoando o trabalho da comunicação na igreja, o estudante buscou explicar sobre os conceitos técnicos do jornalismo. “O segundo intuito é mostrar isso, mostrar o enquadramento, o porquê usá-lo, quais são os nomes e tipos de enquadramento, para que a pessoa faça uma foto e filme corretamente”.
RESULTADOS
Sobre os resultados do projeto, Matheus comenta que houve uma melhora, mas que é um trabalho constante. “Eu propus comparar, antes da formação e depois da formação, fiz uma comparação para ver melhor”.
O padre Luciano Rodrigues, responsável pela Pastoral de Tarabai, comenta que entende a importância de realizar um conteúdo informativo de qualidade e que atenda o público da igreja.
Manhã de sobremesas realizada pelos membros da Pascom em prol de arrecadações - Foto: imagem cedida.
“Eu de maneira particular amo a comunicação. Para mim, a PASCOM é uma fiel companheira que me auxilia em meu ministério e me faz pesquisar
ainda mais. Tendo em vista que os meios de comunicação, chegam a lugares e pessoas que não sabemos quem são. Para isso, faz-se necessário um conteúdo rico e de qualidade”, conclui o padre Luciano.
Por fim, o futuro jornalista complementa falando sobre a continuidade no trabalho, mesmo depois de concluir a graduação. “Como eu sou membro, pretendo continuar depois da faculdade, pra mostrar a importância, arrumar essas questões e evoluir a Pastoral”, finaliza Matheus.
_________________________________________________________
Nome do projeto: “Capacitação Sobre a Linguagem Audiovisual e a Função Eclesial da Pastoral da Comunicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida Tarabai”.
Ano: 2021
Autor: Matheus Santiago
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário