Aluno de Jornalismo realiza projeto de intervenção no Centro Social “O Amor é a Resposta”
Formação foi realizada no Centro Social com suporte de celulares, notebook e monitor (Foto: João Lucas Martins)
A mídia-educação tem como um de seus objetivos formar pessoas para o uso das mídias, para que assim possam acessar, analisar, avaliar e produzir mídia de forma criativa.
Partindo desse princípio, o estudante de Jornalismo, João Lucas Martins, optou por desenvolver o seu projeto de intervenção da disciplina de Comunicação e Educação com o objetivo de inserir alguns membros do Centro Social “O Amor é a Resposta”, de Presidente Prudente, nas principais redes sociais dispostas na web.
Durante os meses de outubro e novembro de 2021, ocorreram quatro encontros para o desenvolvimento do projeto. Nas duas primeiras reuniões, os participantes tiveram aulas teóricas sobre a importância e o papel das redes sociais, Facebook e Instagram: especificidades de cada rede social. No terceiro encontro, o aluno explicou como são as fotografias, os vídeos, os textos e as artes nas redes sociais e pediu para que os colaboradores usassem seus celulares para verem exemplos. Por fim, o último encontro serviu para avaliação do trabalho.
De quatro participantes, somente dois compareceram aos dois últimos encontros, entretanto, João Lucas confirmou que a formação foi concluída com sucesso, além de ter sido bem avaliada pelos colaboradores.
"Ficamos muito contentes em aprender um pouco mais sobre as mídias sociais, pois teve uma linguagem rápida e objetiva. Contamos com mais formações nesse estilo”, comentou a coordenadora do Centro Social “O Amor é a Resposta”, Kadine Baptista.
RESULTADOS
Após os encontros, não foi produzido nada prático. João deixou livre para que o pessoal do Centro Social criasse algo para as redes, mas não obteve retorno.
Para 2022, João assinou um documento que o tornou voluntário do Centro Social. O estudante se diz muito feliz com isso, pois desde que conheceu o Centro, em 2020, ficou muito tocado com as ações que realizam, com o jeito que as pessoas trabalham lá.
“No momento não vou ficar tão ativo por conta do fim da faculdade, TCC e tudo mais, mas ano que vem eu já posso ficar um pouco mais a par e ser mais voluntário no Centro Social. Vai ser muito bom poder trabalhar com redes sociais e fotografia organizacional. Eu quero muito trabalhar com essa questão de imagem no Centro, então vai ser bem bacana”, finaliza o estudante.
Nome do projeto: MÍDIA-EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS DE UM CENTRO SOCIAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
Ano: 2021
Autor: João Lucas Martins Folgueiral
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário