Aluno de Jornalismo desenvolve curta-metragem com crianças sobre língua de sinais

 

Dia de gravação. Esse é o cinegrafista Felipe Prado (Foto: Juan Gonçalves)

Educomunicação é educação e igualmente comunicação, uma vez que a educação é construída por meio da comunicação. A Educomunicação é um campo de conhecimento com identidade própria, que surge no espaço comum entre os campos da comunicação e da educação, em que eles se entrecruzam, sobrepondo-se, ou seja, surge a partir da necessidade da educação se unir a comunicação, considerando que o diálogo entre as duas áreas favorece a elaboração de ações pedagógicas enriquecedoras.

O estudante do 8º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Juan Gonçalves, 22, realizou o projeto de intervenção utilizando as práticas educomunicativas em que aborda a importância do estudo da Língua Brasileira de Sinais no ensino infantil, desenvolvido no colégio JP.

A realização do projeto contou com 19 alunos com idades de 6 e 7 anos, em sete encontros de forma presencial na escola escolhida e duas vezes por semana. Segundo o autor, uma das dificuldades encontradas foi a questão dos horários. “Bom, a dificuldade que eu tive foi em questão com os horários, devido os alunos terem um cronograma corrido e cheio de atividades, fiquei com apenas 40 minutos de encontro, então passava rápido demais, eu gostaria de ter passado mais tempo com eles durante o dia.”

Resultados

 

Quanto aos resultados alcançados, Juan diz que o projeto de intervenção atingiu uma proporção mais que esperada e relatou que foi muito gratificante realizar um tipo de trabalho como este e tão necessário com um tema pouco explorado. 

O autor ainda completou que “Fico emocionado, em ter cumprido neste projeto o meu papel de jornalista, levar o conhecimento e também em dar voz, a quem necessita ser ouvido”.

Quem também comentou sobre o projeto foi o jornalista Alisson Negrini: “É um filme curto e simples, mas cheio de significado”. Passa uma ideia muito legal de inclusão e importância do ensino de libras desde os primeiros anos escolares. Trabalhar com crianças não é fácil, até pra entrevistar é difícil então ver todas elas se comunicando pela linguagem de sinais sem dificuldade mostra que aprenderam bem, além de provar que esse tipo de ensino pode ser colocado em prática mais cedo nas escolas”.

Peça Prática

 

O curta-metragem “Até as mãos falam” teve duração de dois minutos e 29 segundos, contando através de vídeo uma poesia sobre a importância da inclusão dos surdos na sociedade. Além disso, o autor ainda criou uma página no Instagram para divulgar o projeto e os processos de execução.

Link da peça prática: https://m.youtube.com/watch?v=JZ4i12dlfiU

Link Instagram: https://www.instagram.com/ateasmaosfalam/

 

 

Nome do projeto: Até as mãos falam: projeto educomunicativo sobre a importância da inclusão da língua de sinais no ensino infantil

Ano: 2021

Autor: Juan Antônio da Silva Domingos Gonçalves

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

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