Cinco anos de Comunicação e Educação na Unoeste

Em 2017, foi implantada a disciplina de Comunicação e Educação na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, quando ainda era, na época, conhecida como Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente). De lá pra cá, durante os cinco anos que se completaram agora em 2021, mais de 100 projetos de intervenção da área de comunicação e educação foram aplicados nos mais diversos espaços e para diferentes públicos.

Sob supervisão da Profª. Drª. Thaisa Sallum Bacco, os trabalhos desenvolvidos para a disciplina já beneficiaram escolas, igrejas, entidades, ONGs, empreendedores e diferentes tipos de pessoas que, de forma individual ou em grupo, recebem gratuitamente os projetos. Antes da aplicação ao público, os discentes passam por uma formação teórica e entendem as possibilidades e formas de abordagem, que podem se basear nas teorias de educomunicação e mídia-educação.

Absorvida a teoria, os alunos podem aplicar o que aprenderam por meio de projetos individuais. As formas e ferramentas de aplicação são várias, e são definidas pelos próprios estudantes de acordo com suas preferências, vivências e realidade.

Conceito da logo do site tem como base a intersecção das interfaces da comunicação e da educação, na qual a palavra transformar se encontra com blog. As cores simbolizam a comunicação, azul, e a educação, lilás (Imagem: Daniel Alvarez)

Dentre as diferentes ferramentas, meios e técnicas jornalísticas utilizadas pelos alunos nos projetos durante os anos estão: blog, fotografia, rádio, entrevista coletiva, telejornalismo, stop motion, cinema, redação, audiovisual, redes sociais, jornal mural, comunicação empresarial, teatro, podcast, seriados, desenho, gamificação e reunião virtual.

AS FERRAMENTAS

Com o passar dos anos, observada a evolução da comunicação, as ferramentas utilizadas pelos discentes se adequaram, mas sem deixar de lado as já tradicionais. Em 2017, o primeiro ano da disciplina, por exemplo, já eram desenvolvidos projetos envolvendo blogs e redes sociais. No entanto, a predominância de projetos eram os de fotografia, com nove.

Em 2018, o cenário se repete, porém com apenas quatro projetos de fotografia, seguidos por três de redes sociais. No mesmo ano uma novidade: o primeiro projeto de web-rádio, aplicado na Unesp de Presidente Prudente.

No ano de 2019, as redes sociais passam a liderar, com sete projetos desenvolvidos, seguido pela fotografia, com cinco projetos. No terceiro ano de projetos de Educação e Comunicação surge outra novidade: três trabalhos que utilizaram o podcast como meio.

Por fim, em 2020, ano marcado pela pandemia do coronavírus, as redes sociais finalmente passam a dominar o cenário com quatro projetos, em segundo a fotografia volta a aparecer com três trabalhos. Com a adoção de práticas educacionais online “forçadas” pela pandemia, aparece uma nova ferramenta entre os projetos: a de gamificação, aplicada em dois trabalhos. Neste mesmo ano vários dos trabalhos desenvolvidos foram aplicados em formato online, o que não impactou em nada no nível do que foi entregue pelos discentes.

E agora, em 2021? O que podemos esperar dos projetos? Assim como nos anos anteriores, a variedade está presente dentre os trabalhos em desenvolvimento. Blogs, teatro, cinema, redes sociais, fotografia, websérie, podcast, entre várias outras ferramentas estão sendo utilizadas pelos discentes. Dentre eles, se encontra o presente blog, que tem por objetivo compilar os trabalhos já feitos e os que ainda serão produzidos por futuras turmas de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

EDUCOMUNICAÇÃO E MÍDIA-EDUCAÇÃO

Disponíveis à escolha dos alunos, ambas correntes teóricas contribuem de formas diferentes ao público que recebe os projetos. A educomunicação de forma mais ampla, propondo discussões sobre a educação e comunicação de modo menos hierarquizado e mais colaborativo por meio das áreas de intervenção, sendo elas: gestão da comunicação na prática educativa; educação para a comunicação; mediação tecnológica nos espaços educativos; expressão comunicativa através das artes; reflexão epistemológica sobre o novo campo; pedagogia da comunicação; produção midiática a serviço da educação.

A mídia-educação, por sua vez, tem como foco educar para, com e a partir dos meios. Um dos seus objetivos é formar professores para o uso das TIC (Tecnologias de Informação) de modo a se adequarem ao modo de ser das novas gerações.

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Nome do projeto: "BLOG TRANSFORMAR: PLATAFORMA DOCUMENTAL DE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DIGITAIS DA UNOESTE"

Ano: 2021

Autor: Daniel Henrique Alvarez

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br


Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho! Com certeza vai agregar nas pesquisas de educomunicação.

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