Projeto oferece oficinas de fotografia do trabalho como ferramenta educomunicativa
O projeto de comunicação e educação do Aluno Francisco Alves, do 8º termo de jornalismo da Facopp (Faculdade de comunicação Social “ Jornalista Roberto Marinho” de Presidente, promoveu uma oficina de fotografia, iluminação, textos, legendas, artigos e enquadramento para alunos da graduação e pós graduação da geografia da FCT- UNESP Presidente Prudente.
O projeto teve a colaboração 8 alunos e do coordenador de geografia Thomaz Jr, que por 28 dias trabalharam na Unesp e no campo de Sandovalina e Pirapozinho o conceito e a prática da fotografia do trabalho. Nesse período foram tiradas 250 fotos, onde 30 delas foram expostas no rool de entrada da biblioteca da FTC- Unesp Presidente Prudente.
O lançamento das fotografias que mostrou a realidade dos agricultores e a sua exposição com agrotóxico foi no dia 18/05, e retratou da realidade onde vivem os camponeses e o seu trabalho. O projeto de educomunicação que tem a intervenção educação para os meios teve a proposta de mostrar, além disso, que a fotografia vale mais de mil palavras.
Nesse projeto houve a leitura crítica de uma sociedade que muitas das vezes não é notada, muito menos fotografada. Segundo o Aluno Francisco Alves, “o projeto vai continuar, já temos um outro curso com interesse em dar andamento, o curso de pedagogia irá participar em breve da próxima oficina, aponta ’’. Já o coordenador do curso de geografia Thomaz Jr descreve que “ o viver de cada foto para retratar através da imagem é essencial, principalmente para ser posto na legenda, já que muitas das vezes a imagem fala por si só, finaliza.’’
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "A fotografia como ferramenta educomunicativa na Geografia do Trabalho"
Ano: 2018
Autor: Francisco Alves
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário